UEG divulga nota sobre cancelamento de concursos das polícias civil e militar

23:27 0 Comments A+ a-



A Universidade Estadual dee Goiás divulgou nota esclarecendo o cancelamento dos concursos das polícias Civil e Militar realizados no último domingo (24). De acordo com a universidade, as notícias veiculadas nas mídias sociais e na imprensa significaram um duro golpe no trabalho de reconstrução da imagem pública e da credibilidade da Universidade.

Leia a nota na íntegra:

As notícias veiculadas desde ontem nas mídias sociais e na imprensa em geral sobre indícios de irregularidades nas provas teóricas de vários concursos operados pelo Núcleo de Seleção por causa das sequências repetidas significaram um duro golpe no nosso trabalho de reconstrução da imagem pública e da credibilidade da Universidade Estadual de Goiás à frente da Reitoria desde 2012. Tão logo tomamos conhecimento das notícias travamos os contatos necessários com as partes envolvidas no processo, em especial a Secretaria de Gestão e Planejamento e a Secretaria de Segurança Pública, visando o cancelamento das provas para PM Oficial, PM soldado, Escrivão e Delegado da Polícia Civil, conforme foi noticiado ainda na noite de ontem. Durante o dia de hoje buscamos nos inteirar mais da realidade dos fatos, ouvindo pessoas responsáveis pela aplicação das provas no Núcleo de Seleção. A partir dos dados e informações coletados,
determinamos as seguintes providências:

1 - Solicitamos à Polícia Civil abertura de inquérito, convidando
também a Polícia Federal para proceder as investigações cabíveis;

2 - Instauramos sindicância interna para apuração dos fatos;

3 - Até o final da sindicância e as investigações cabíveis, afastamos
temporariamente a diretora do Núcleo de Seleção, a fim de preservar o
seu legítimo direito de defesa e a isenção necessária para os
procedimentos;

4 - Trocamos os integrantes da coordenação acadêmica do Núcleo de
Seleção responsável pela confecção das provas teóricas;

5 - Pedimos à SEGPLAN a suspensão das provas para Agente da Polícia
Civil, marcadas para o próximo domingo, dia 3 de março;

6 - Solicitamos também a repetição da prova teórica para o Instituto
Mauro Borges.

Com estes procedimentos, buscamos investigar a fundo os processos, averiguando a realidade dos fatos, bem como aferir a responsabilidade das pessoas envolvidas nos mesmos. Esperamos que os resultados das investigações tragam à luz a verdade, indicando o caminho a seguir. O Núcleo de Seleção da UEG tem um histórico de realização de concursos sempre marcado por lisura e competência.
Queremos que esta história tenha continuidade e por isso nos engajamos para a superação das aporias ora existentes. Como gestor máximo da universidade, não temos compromisso com o erro. Temos o firme propósito de conduzir a UEG rumo à excelência acadêmica.

Por isso, lamentamos profundamente todos os transtornos para as pessoas que fizeram as provas ou que deverão repetir provas e que se sentem lesadas pelos eventos, ocorridos alheios à nossa vontade. A indignação é um sentimento que se instalou em nós tão logo a gravidade da questão veio à tona. Em breve deverá ser divulgado um cronograma para as provas, pelo que a UEG poderá e deverá demonstrar toda a seriedade e lisura nos processos.

A Reitoria da Universidade Estadual de Goiás se coloca à disposição do Ministério Público, da Polícia Civil e Federal e dos demais órgãos de fiscalização para que a verdade venha à tona e para que se restabeleça a credibilidade adquirida pelo Núcleo de Seleção ao longo da sua história.

Prof. Dr. Haroldo Reimer
Reitor da UEG

Fonte: Porta 730