Pelo menos cinco meteoritos foram encontrados em Goiás nas últimas décadas
The Meteoritical Society tem registros de achados em Sanclerlândia, Uruaçu, Itapuranga, Santa Luzia e Campinorte.
Thiago Burigato
Depois de um meteoro atingir a Rússia nesta sexta-feira (15/2) deixando centenas de feridos, muitos goianos ficaram preocupados com a possibilidade de que um incidente cósmico ainda pior pudesse acontecer por aqui. Essas pessoas certamente ficariam ainda mais assustadas se soubessem que no site The Meteoritical Society, dedicado a hospedar e difundir informações de programas espaciais, há relatos de quedas de corpos celestes em pelo menos cinco cidades do interior do Estado.
O primeiro caso registrado foi a descoberta de um meteorito de ferro em Sanclerlândia, em 5 de outubro de 1971. O objeto pesava 276 kg e foi encontrado durante o mapeamento da Serra do Mangabal.
De 1992 a 2000, quatro objetos de ferro, foram encontrados em Uruaçu. Eles estavam em uma propriedade rural e pesavam 29 kg, 25,2 kg, 300 g e 18 kg.
Outro registro foi feito em Itapuranga, no Curral de Pedro, em uma data não confirmada. O meteorito, também de ferro, estava em um buraco no solo. Pesava 6,28 kg.
Além desses casos, o site consta a descoberta de meteoritos em Santa Luzia e Campinorte. Porém, não há maiores detalhes sobre esses achados
Fonte: Jornal Opção
1 comentários:
Write comentárioseu vi um ontem a noite dia 18/05/2013 muito lindo....
Reply