O Carnaval nos quatro cantos de Goiás; veja roteiro

11:41 0 Comments A+ a-



Feriado, quatro dias, muita festa e badalação. Esse é o pensamento da grande maioria dos goianienses que querem se divertir no Carnaval em algum canto do Estado de Goiás, e em 2013 não será diferente. Nos quatro cantos do estado, diversas atrações, muita folia e agito para quase 200 mil moradores da capital que buscam a diversão longe de casa.

As atrações são as mais diversas, desde as antigas marchinhas de carnaval e os tradicionais blocos de rua, passando pelos famosos blocos de axé, chegando até mesmo em festa sertaneja e até musica eletrônica. Os pontos turísticos, são de fato, os mais disputados: Caldas Novas, Aruanã, Uruaçu e Três Ranchos são os preferidos do publico jovem, mas também existem outras opções de tradição, como a Cidade de Goiás e Pirenópolis. Confira a programação nas principais cidade do Estado.

Caldas Novas

A folia tradicional de sempre, com todo o agito jovem, mas dessa vez, com segurança e ordem na cidade. Essa é a politica que a Prefeitura de Caldas Novas adota para esse Carnaval, principalmente depois de toda a repercussão negativa que foi o evento Caldas Country, no mês de Novembro do ano passado.

A intenção é fazer a festa mais segura do Estado, e por isso, um forte esquema foi montado pelo Grupo Especial de Repressão a Narcóticos (Genarc), Cavalaria da Polícia Militar (PM), Tropa de Choque da PM, mais de 150 policiais militares e até helicóptero. A intenção é fazer um forte fiscalização já nas entradas da cidade, para evitar qualquer problema.

Mas, como Carnaval é festa, a Prefeitura promove o “Carnaval da Família”, com quatro dias de festa, já a partir dessa sexta-feira, no Espaço Municipal de Eventos, que fica ao lado do Ginásio de Esportes Agostinho Gonzaga de Menezes. As principais atrações ficam por conta do DJ Maluco, nesta sexta-feira (8), Cristiano Araújo no sábado (9), Companhia do Calypso no domingo (10), e o cantor Alexandre Pires encerrando a programação na segunda-feira (11). As atrações tem início as 21h e a entrada é franca.

Aruanã

Com o peso de ser o principal pólo turístico do Rio Araguaia, a cidade de Aruanã, que fica a 310km de Goiânia, promete não decepcionar os mais de 200 mil turistas que são esperados nesse feriado prolongado. A grande festa está concentrada na praça Couto Magalhães e vai durar cinco dias, com diversas atrações culturais.

Entre os principais nomes da música, estão a cantora Carla Cristina, ex-vocalista do grupo As Meninas, que toca no sábado (9) e também o cantor baiano Netinho, que fez muito sucesso na década de 90, que faz show no domingo (10). A Secretaria de Turismo da cidade faz questão de lembrar o turista que o passeio de barco pelo Rio Araguaia é permitido, mas que a pesca está proibida, devido ao período da Piracema.

Três Ranchos

Localizada a 291km da capital, a cidade de Três Ranchos oferece duas opções para gostos bem distintos. Por ação da prefeitura, a festa na cidade acontece no Sambódromo, e vai desta sexta-feira até a terça-feira de carnaval. Na agenda da festa, muito som automotivo e também shows sertanejos, como o da banda Nechivile, que acontece no domingo (10), e também da dupla Carlos e Jader, na segunda-feira (11).

Outra opção que a cidade proporciona e que já é tradicional no cenário goiano é para os amantes da música eletrônica. Trata-se do Carnaval 3Ranchos, grande evento da house music que acontece em um resort, às margens do Lago Azul da cidade. No line-up, vários DJs conhecidos do cenário nacional, que iniciam a festa pela manhã, sem hora para acabar. Para os interessados, é o preço que chama atenção: com hospedagem inclusa, os homens devem desembolsar R$1800 e as mulheres R$800 pelos cinco dias de festa.

Porangatu

No norte do Estado, também tem folia, e não é qualquer uma. Considerado o principal carnaval de rua da região, o evento desse ano voltará a ser realizado na Avenida Brasília e o bloco Sarelli, já tradicional na cidade, volta a ativa com atrações no sábado, domingo e segunda-feira, com destaques para a dupla sertaneja Cleber e Cauan (09) e a DJ Grazy (10), que toca nos bailes funk no Rio de Janeiro.

Uruaçu

Também tradicional no cenário goiano, a festa de Carnaval em Uruaçu tem endereço conhecido por todos: durante o dia, o local é a Praia da Generosa, às margens do Lago Serra da Mesa; a noite, as atrações musicais agitam a Avenida Transbrasiliana, todos os dias do feriado, sempre a partir das 22h. Destacam-se os shows da banda Rapazolla, que acontece no sábado (9), e também da banda Calypso, na segunda-feira (11).

São Simão

O carnaval na Praia do Lago Azul também promete ser bem agitado e um dos melhores de Estado em 2013. Na divisa de Goiás com Minas Gerais, a cidade de São Simão, que fica a 365km de Goiânia, espera receber muitos turistas já nesta sexta-feira e a Prefeitura promove uma grande festa. Atrações conhecidas, como Só Pra Contrariar (8), Lucas Lucco (9), Terra Samba (10) e Tchakabum (11) prometem muita folia, em evento que ainda terá túnel GeoSpace e Som Automotivo durante o dia.

Cidade de Goiás

A intenção do carnaval na Cidade de Goiás é homenagear os históricos carnavalescos da antiga Vila Boa e assim, manter a tradição das marchinhas no

Coreto, que já se iniciam nesta sexta-feira, com o grupo Nosso Samba. Também nesse ritmo, acontece no domingo (10), às 21h, o Desfile das Escolas de Samba da cidade. Também estão reservados espaços para o Carnaval das Crianças, o Carnaval nos Bairros e o Som Automotivo no Bairro do Joao Francisco.

As atrações musicais também marcam presença na Cidade de Goiás, a partir desta sexta-feira, na Praça de Eventos. Destaques para shows com a Companhia do Calypso (9) e o Grupo Heróis do Botequim (11). Atrações paralelas acontecem por toda a cidade, como Rodas de Samba e o IV Encontro de Tambores da Cidade de Goiás.

Pirenópolis

Tradição maior, impossível. A cidade Pirenópolis repete a proposta de outros anos e a partir desse sábado, transforma a Rua Direita em um grande salão dos bailes de carnaval, com direito até a concurso de fantasias. A animação ficará por conta da banda Phoenix, centenária banda da cidade. A Secretaria de Turismo, inclusive, já passou algumas recomendações aos turistas que forem a cidade:

·Restrição ao tráfego de veículos no Centro Histórico ·Proibição de som automotivo os mesmos podem abalar alicerces e deslocar telhas dos casarões ·Proibição do uso de garrafas de vidro nas ruas

Fonte: Portal 730