Goiânia e a falta de tradição no Carnaval
A cidade está ficando vazia e o fato é que Goiânia não tem vocação para sede do reinado de Momo. O prefeito Paulo Garcia e o governador Marconi Perillo acertaram quanto ao Carnaval de rua, com lei seca, tolerância zero de dinheiro. Dirigentes das escolas de samba estiveram nos órgãos que liberam verba oficial e saíram apenas com a cuíca na mão. Eles afirmam que seus desfiles são um sucesso. Que juntam no mínimo 10 mil e até 60 mil espectadores, quando sambam na Avenida Goiás, em frente ao Terminal Rodoviário. Não é exatamente assim.
Mesmo com verbas públicas doadas às escolas de samba, elas têm mais passistas que espectadores. O movimento em Goiânia fracassa porque tenta imitar o eixo Rio-São Paulo. A cidade não dispõe da menor tradição carnavalesca. No feriadão, o morador só fica em Goiânia se não houver mesmo jeito de viajar. Se puder, ele vai para o interior de Goiás. Em todas as regiões do Estado, menos na Capital, o Carnaval integra o calendário de eventos no meio das praças, grátis, com animação. Em Goiânia, o desânimo com Carnaval é completo. Sumiram até os antigos bailes de clubes. Existem um ou outro blocos, nos quais a animação é maior em torno da cerveja que do tamborim. Os botecos promovem batucadas, mas isso tem todo sábado. Enfim, o goianiense prefere ver escola de samba na TV que na Avenida Goiás.
Pode ser que, daqui a muitas gerações, se crie o hábito de sambar ou ao menos ver os desfiles locais. No Rio e em São Paulo, pobres e ricos se preparam o ano inteiro para 90 minutos de estrelato. Em Goiânia, ricos e pobres se preparam para quatro dias de feriadão longe, muito longe de escola, inclusive as de samba. Se vai para a Estação Rodoviária é para viajar ao interior. As cidades do interior, sim, têm carnaval de verdade, mesmo que movido por sertanejo universitário.
Boa viagem a todos.
Fonte: Portal 730
1 comentários:
Write comentáriosAinda bem que é assim. A cidade fica boa de se andar, sem aquele barulho horrível de samba. Nunca será tradição aqui, nunca acontecerá carnaval aqui, pois aqui quem manda é sertanejo. Os bicheiros do Rio gostam de escolas de samba, já o daqui não dá muito valor nisso. E é bom não dar valor àquela festa sustentada pela ilegalidade.
Reply