Goiás terá Centro de Ciência e Tecnologia Mineral

11:16 0 Comments A+ a-



Goiás terá um Centro de Ciência e Tecnologia Mineral (CCTM). O projeto para a criação do Centro foi elaborado por um grupo de trabalho do Gabinete de Gestão da Mineração, vinculado à Secretaria de Indústria e Comércio (Sic). No centro será montado um condomínio de laboratórios que darão apoio tecnológico ao setor mineral no Estado. O Centro funcionará em parceria com as Universidades Federal e Estadual de Goiás.

De acordo com o chefe de gabinete da Gestão da Mineração e secretário Executivo do Fundo Mineral, ambos vinculados à Secretaria de Indústria e Comércio (Sic), Tasso Mendonça Júnior, o CCTM vai funcionar nas antigas instalações da Metais de Goiás (Metago), na BR-153, em Goiânia, e será gerenciado, preferencialmente por uma entidade sem fins lucrativos, vinculada a uma universidade.

Parcerias

“Trata-se de um Centro inovador e de um modelo que trouxemos de uma missão que fizemos à Austrália, inclusive estamos buscando parcerias junto à Universidade de Queensland, também situada naquele país, e também com a Universidade de Brasília (UnB),” esclarece.

Empregos e atração de investimentos

Segundo Tasso Mendonça, o Centro não será uma propriedade exclusiva do Estado, mas terá caráter cooperativo. “Sua principal função será juntar os atores do setor mineral num propósito que é a criação e a efetivação de projetos em ciência e tecnologia de apoio ao setor mineral, ele vai trazer as inovações tecnológicas necessárias para o desenvolvimento do setor mineral no Estado, gerando crescimento da oferta de empregos e também de renda, além de atrair de investimentos para a economia goiana,” explica.

Interesse acadêmico

O projeto de criação do Centro, segundo Tasso, contempla ainda os estudantes universitários por meio da ampliação do mercado de trabalho para essa parcela da população. “A perspectiva é de criarmos mais de 1000 empregos diretos e indiretos por ano na atividade, e serão empregos de alta valoração profissional, com o emprego de mão de obra de pessoal de nível técnico e administrativo, com formação de nível médio e superior.”

Política de mineração

Segundo Tasso, o projeto surgiu por meio de uma preocupação do governador Marconi Perillo em implementar uma política mineração para o Estado. “O governador editou, por meio de decreto, a criação de grupo de trabalho para pensar em uma forma de implementação dessa política, e esse grupo, sob minha coordenação, elaborou o projeto de criação do Centro”. Além de parceria com universidades o grupo de trabalho desenvolveu o projeto por meio de visitas a empresas e ouvindo demandas do setor industrial. Segundo Tasso, o relatório que contempla a criação do Centro de Ciência e Tecnologia já foi entregue às Secretarias de Indústria e Comércio e de Planejamento (Segplan), e passa, neste momento, por formatações de ordem jurídica. A previsão da Sic é de que o Centro seja esteja em pleno funcionamento em junho deste ano.

Fonte: Mais Goiás