Goiás sai na frente na fiscalização a bares, boates e casas de shows
Goiás sai na frente na fiscalização a bares, boates e casas de shows. Em entrevista ao Goiás Agora, no final da tarde de ontem, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros de Goiás, coronel Carlos Helbingen Júnior, afirmou que somente no ano passado foram feitas quase 100 mil inspeções em todo o Estado sendo mais de 10.500 em Goiânia, por meio do Programa Edificação Segura. O programa, lançado pelo Governo de Goiás em setembro passado, atua de forma preventiva e permanente não apenas em casas de shows e boates, mas em todos os estabelecimentos comerciais, industriais e residenciais do Estado.
“Estamos em uma situação confortável em relação a esse aspecto uma vez que nossas operações de fiscalização e inspeção permanentes não se iniciaram em razão da tragédia de Santa Maria. O Governo de Goiás lançou o Programa Edificação Segura em 10 de setembro do ano passado.” Segundo ele, quando as operações de fiscalização tiveram início, em todo o País, após a tragédia no Rio Grande do Sul, Goiás já tinha feito 10.500 inspeções somente aqui em Goiânia e em todo o Estado foram realizadas quase 100.000 inspeções, somente no ano passado.
Números parciais
O comandante-geral do Corpo de Bombeiros de Goiás informou ainda que já foram realizadas mais de 300 inspeções não apenas em boates, mas também em bares e casas de shows na capital, somente do final de janeiro até hoje. Desse total, 110 foram feitas de forma pró-ativa no local e 190 através de denúncias feitas por usuários. Dos locais inspecionados, 10% foram interditados, aproximadamente 30 estabelecimentos, somente em Goiânia. Algumas dessas interdições foram feitas de forma parcial e outras já foram até saneadas, segundo o comandante Helbingen. A totalidade dos números apurados e o balanço dessas operações serão divulgados em entrevista coletiva, ao meio-dia de hoje, na sede da Secretaria de Segurança Pública, em coletiva à imprensa.
“Para nossa alegria, não tivemos tantos casos graves como imaginávamos, justamente em razão destas ações que já vinham sendo realizadas pelo programa Edificação Segura, uma parceria entre a Acieg e Bombeiros de Goiás, e que não foi feita apenas em boates, casas de shows e bares, mas também em áreas comerciais e industriais do Estado, e também em habitações coletivas, condomínios e residências,” explicou o comandante. Segundo ele, as ações de fiscalização e inspeção são feitas de forma permanente e contínua pelos bombeiros, e embora sejam rotineiras, podem, contudo, ser acionadas por meio de denúncias. Todas essas ações têm foco voltado para a identificação de possíveis riscos, e para a verificação das condições de segurança dos locais visitados, de forma a prevenir possíveis danos, tanto para as pessoas que neles circulam quanto para os estabelecimentos vizinhos, situados em suas imediações.
Fonte: Diário da Manhã