Novos números da saúde apontam aumento da dengue em Goiás
As consequências da dengue estão refletindo em todo o Estado. No boletim divulgado nesta quinta-feira (14) pela Secretaria da Saúde em Goiás, desde o início de 2013 até o dia 9 de março, 65.262 casos foram notificados, um aumento de 641,27% em relação ao mesmo período do ano passado.
O coordenador de controle da dengue da Secretaria da Saúde, Murilo do Carmo Silva, relatou que o Tipo 4 da dengue tem se tornado cada vez mais frequente no estado. “Alguns municípios do estado de Goiás têm deflagrado uma epidemia. O primeiro município que conseguiu se identificar o tipo 4 da doença foi em Aparecida de Goiânia. Em 2012 e 2013 houve um crescimento da doença, com o registro deste novo tipo de vírus circulando”, relata.
Até o momento, 48 suspeitas de mortes pela dengue estão sendo investigados em Goiás. Cidades como Goiânia, Aparecida de Goiânia, Itumbiara, Rio Verde, Porangatu, Senador Canedo, Jataí e Trindade estão entre os municípios com o maior índice da doença.
Programas de conscientização da população e orientações sobre a doença com a ajuda da mídia estão entre as ações no plano de contingência da dengue no estado, como destaca o coordenador Murilo do Carmo.
“São ações que visam mídia televisiva e rádio, para orientar estas ações, passar para a população o risco, tentar melhorar a rede de atendimento hospitalar, com a garantia de leitos clínicos para receber estes pacientes com dengue”, pontua.
Fonte: Portal 730