Maternidade Dona Iris prevê aquisição de 25 UTIs Neonatal
O Hospital e Maternidade Dona Iris está com o setor de obstetrícia e clínica cirúrgica em pleno funcionamento, e se prepara para a abertura de 25 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal no próximo dia 2 de abril. De acordo como o secretário municipal de Saúde, Fernando Machado, 100% desses leitos serão bancados com teto financeiro da Prefeitura de Goiânia.
Todos os 73 leitos de UTI neonatal regulados pela Prefeitura de Goiânia estão ocupados atualmente e, além dos 25 que entrarão em funcionamento na Maternidade Dona Iris, mais 20 leitos estão sendo criados em conjunto com o governo do Estado. Desses, cinco foram abertos na semana passada no Hospital da Criança. “Os 45 novos leitos que estamos criando vão resolver a demanda atual, mas daqui a um ano deve aumentar novamente. À medida que melhora o serviço, aumenta a demanda”, pondera o secretário.
Fernando Machado chama atenção para a causa da lotação de UTI’s neonatal. Para ele, o alto índice de partos cesarianas no Brasil agrava a situação devido ao nascimento prematuro. “A falta de UTI’s é a consequência de uma política equivocada em curso no País há vários anos. A Rede Cegonha chegou para ajudar a corrigir esse equívoco ”, diz.
Em Goiânia, a Maternidade Nascer Cidadão já é referência nacional no parto humanizado e já vem reduzindo drasticamente o número de cesarianas. O Hospital e Maternidade Dona Iris tem a mesma política e vai ganhar reforços por meio da Rede Cegonha, que vai investir R$ 8,5 milhões em estratégias na assistência a mulheres, crianças e recém-nascidos.
Fonte: Diário da Manhã
1 comentários:
Write comentáriosPor favor muda o nome dessa maternidade. Dona Iris quem é essa mulher, aquela cozinheira, com receitas, o que isso tem a ver.
Reply