Obras do corredor de ônibus da T-63 deverão durar até 75 dias

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Em até 75 dias, o corredor preferencial para ônibus T-63 já estará funcionando no trecho que compreende a Avenida Campos Sales, no Bairro Anhanguera, Avenida T-63 e Avenida Xavier de Almeida que deságua no terminal Isidória. O lançamento da obra do segundo corredor preferencial para ônibus foi feito pelo prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, na manhã de hoje, 05. Quando estiver em funcionamento, a expectativa de um melhor atendimento prestado pelo serviço de transporte é promissora.

De acordo com dados apresentados pelo prefeito, para os quase 80 mil usuários que passam por dia neste corredor, o ganho no tempo de viagem, feito pelo ônibus, chega até dez minutos, pois a velocidade que será desenvolvida neste trecho, sem os obstáculos do trânsito, vai variar entre 44% e 72%. “Com isso, você consegue imaginar o quanto é importante para a pessoa que circula de ônibus ganhar tempo por meio desses corredores. Somando ganhos no tempo que cada corredor irá proporcionar no tempo de viagem, tendo três que ofereçam dez minutos de vantagem sem ficar preso no trânsito, ele (usuário) terá - no deslocamento de ida - 30 minutos de ganho e, na volta, outros 30 minutos, o que resulta em uma hora por dia para que esse cidadão possa fazer outras atividades. Sem dúvida esse projeto beneficia e muito uma grande maioria”, argumenta Paulo Garcia.

O corredor T-63 seguirá o mesmo modelo do corredor Universitário nos itens de fiscalização eletrônica, sinalização e instalação de abrigos novos. A diferença entre esses corredores preferenciais está na ciclovia. O Universitário tem na estrutura a ciclovia no canteiro central da avenida. O corredor T-63 terá uma ciclofaixa que funcionará aos domingos. “De segunda a sábado, a faixa preferencial para ônibus será utilizada pelo transporte coletivo e somente nos casos de conversão à direita e para estacionar em vagas disponibilizadas pelo comércio onde houver recuo de calçada é que será permitido o acesso de carros. Aos domingos, essa faixa preferencial se transformará em ciclofaixa para uso dos ciclistas. O ônibus poderá usá-la para o embarque e desembarque de passageiros”, detalha o prefeito sobre o projeto.

Para a construção dos mais de 100 quilômetros de corredores preferenciais, a Prefeitura de Goiânia terá um gasto em torno de R$ 1,3 milhão por quilômetro. Este valor inclui pavimentação asfáltica, sinalização horizontal e vertical, fiscalização eletrônica e instalação de mais de 500 novos abrigos.

O próximo corredor a ter obra lançada pelo prefeito será o T-7 e, de acordo com Paulo Garcia, o início da obra será ainda neste semestre. “Nós estamos concluindo os últimos detalhes para dar continuidade à obra de instalação do corredor T-7, que teve início com a retirada de estacionamento ao longo da avenida. Esse é um processo educativo e que precisa ter o apoio da sociedade, porque estamos seguindo um modelo que visa melhorar a qualidade de vida de nossa cidade”, disse o prefeito.

Paulo Garcia sabe que oferecer condições melhores de tráfego para o transporte coletivo vai gerar insatisfação de alguns segmentos da sociedade que podem se sentir prejudicados. No caso dos corredores, a maior reclamação vem de comerciantes que alegam que a medida de retirar o estacionamento prejudica as vendas. Para o prefeito, no caso do corredor T-63, a grande maioria das atividades comerciais instaladas no trecho já possui recuo para estacionamento para ter vagas próprias e ao “longo do tempo o consumidor e comerciante criam mecanismos de adaptação ao novo projeto e a rotina volta ao normal. Temos estudos que demonstram um acréscimo à atividade comercial com os corredores, porque as pessoas passam a utilizá-lo com menos pressa, encontram alternativas de estacionamento nas proximidades e o processo de acomodação se dá de forma natural”, finaliza.

Fonte: Prefeitura de Goiânia.