Corredor Universitário registra 262 multas por dia

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A fiscalização eletrônica no Corredor Universitário, trecho de 2,5 quilômetros que vai da Praça Cívica, no Centro de Goiânia, até a Praça da Bíblia, no Setor Leste Universitário, já registrou 22.063 multas entre 25 de novembro de 2012 e 16 de fevereiro deste ano, num total de 84 dias. O número corresponde a uma média de mais de 262 infrações flagradas por dia, ou 8.825 por quilômetro da via ao longo do período. A Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMT) considera que os números são normais, justificando que se trata de uma via única e nova na cidade e que a tendência é que as autuações diminuam com o tempo.

As infrações no trecho passaram a ser validadas a partir de 25 de novembro de 2012, após adiamento do prazo inicialmente fixado pela então Agência Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (AMT), hoje SMT. A princípio, as multas começariam a ser aplicadas a partir do dia 24 de setembro, após três meses de inauguração dos aparelhos eletrônicos no Corredor Universitário, lançado pela Prefeitura de Goiânia no fim de julho. Considerando que os motoristas reclamavam de desinformação e desorientação com as placas, o órgão cancelou as multas aplicadas de 24 de setembro a 24 de novembro.

No período em que as multas foram invalidadas, a média diária de infrações cometidas chegava a 322. Nos últimos cinco dias de novembro, quando as multas passaram a valer, os aparelhos registraram 1.479 infrações, com média diária de 295. Esta média caiu nos meses seguintes, chegando a 293 em dezembro e 236 em janeiro, meses em que o fluxo de veículos também diminui na região em função das férias escolares, já que há várias faculdades na região. Nos primeiros 16 dias de fevereiro, com o aumento do fluxo, a média diária chegou a 260, com 4.163 infrações.

Chefe de gabinete da SMT, Miguel Carlos Leite defende que a fiscalização eletrônica na via serviu para assegurar o respeito às mudanças no local. Leite afirma que o Corredor Universitário é um projeto piloto e que a fiscalização eletrônica é só mais um de seus aspectos. “O Corredor trouxe muitas vantagens, como a ordem ao trânsito, fluidez ao transporte coletivo, travessia segura ao pedestre e ao ciclista e acessibilidade às pessoas. Desde que houve o corredor, não tivemos registro de acidentes no trecho.”

O Corredor Universitário é a única via em Goiânia em que os aparelhos eletrônicos autuam os motoristas em até cinco infrações: velocidade acima de 60 quilômetros por hora (km/h), avanço de sinal de vermelho, parada sobre a faixa de pedestres e ciclistas e permanência por mais de duas quadras na faixa preferencial, o que é específico de um corredor preferencial para o transporte coletivo. O mesmo sistema vem sendo implantado na Avenida T-63, com trecho de 5,7 quilômetros. Ainda neste semestre, a Prefeitura pretende inaugurar os corredores nas Avenidas T-7 e 24 de Outubro.

Tipos

O chefe de gabinete da AMT avalia que as multas no Corredor Universitário mostram infrações que são cometidas em qualquer lugar pelos motoristas goianienses. Mesmo sem ter um ranking com os tipos de irregularidades mais comuns, ele afirma que o excesso de velocidade na via é a principal infração cometida. Em seguida estaria a parada sobre as faixas de pedestres e ciclistas e a permanência na faixa preferencial para o transporte coletivo, que é a infração fiscalizada apenas naquela via. Em quarto lugar estaria avanço ao sinal vermelho e, em último, o retorno proibido.

Doutor em trânsito, o professor Benjamin Jorge dos Santos avalia que o número de 22 mil infrações no Corredor Universitário assusta a princípio, mas que é explicado por ser algo novo na cidade. “Toda mudança exige um período de assimilação. É normal que o número comece a cair à medida que as pessoas assimilem as normas e a importância dos corredores.” Para Santos, a Prefeitura deveria investir mais em educação dos motoristas que trafegam na região. “O importante é a mudança de comportamento do motorista e que ele leve isso às outras vias da cidade.”

Cruzamento com a Rua 233 é responsável por 22% das infrações

Apenas no cruzamento da Avenida Universitária com a Rua 233, nos dois sentidos do Corredor Universitário, já foram cometidas 4.930 infrações, mais de 22% do total. A média diária de autuações chega a 58,69 neste local. Embora as infrações sejam diferentes, o radar no cruzamento das Avenidas Castelo Branco e Ipiranga, no Bairro Ipiranga, que entre abril e junho de 2012 foi o que mais multou em Goiânia, registrou uma média diária de 56 veículos autuados. O dado foi divulgado em reporgagem do POPULAR em setembro do ano passado, com base na arrecadação da então Agência Municipal de Trânsito divulgada no Diário Oficial do Município.

Chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMT), Miguel Carlos Leite, afirma que o cruzamento da Avenida Universitária com a Rua 233 é também o que possui maior fluxo em toda a extensão do trecho, o que explica o número de multas. O local liga as Regiões Norte e Sul da capital. O cruzamento é o fim de uma descida que começa na Praça Universitária e isso favorece o aumento da velocidade, o que ocasiona o maior número de multas.

O coordenador regional da Associação Nacional dos Transportes Públicos (ANTP) e perito em trânsito, Antenor Pinheiro, explica que, tecnicamente, sempre que um ponto específico torna-se recorrente em infrações é necessária uma avaliação. Na opinião de Pinheiro, a recorrência demonstra uma falha na sinalização do local ou na engenharia do trânsito. “É preciso um estudo específico, até para saber qual a infração mais cometida naquele local e, então, pensar em meios de reduzi-la.”

Dentre os 26 radares localizados no Corredor Universitário, há 6 que foram ativados apenas neste ano. Destes, o aparelho localizado na Rua 261 próximo à Rua 265-A é o que mais registrou infrações, com 635, uma média diária de 13,51 autuações. Neste grupo de radares ativados em 2013, quatro foram em fevereiro e, somados, eles registraram 37 infrações nos 16 primeiros dias do mês. Dentre os aparelhos validados desde novembro, o que menos autuou é o localizado no cruzamento da Avenida Universitária com a Rua 226, que registrou 99 infrações, uma média diária de 1,17.

Fonte: O Popular