Goiás é 1º em contratos habitacionais
Informação foi divulgada pela Caixa. Ontem, governo estadual fechou convênio com o banco e prefeituras para construção e reforma.
Quarenta municípios goianos serão beneficiados com a construção e reforma de moradias rurais, após convênio celebrado na manhã de ontem, entre o governo do Estado, por meio da Agência Goiana de Habitação (Agehab), Caixa Econômica Federal (CEF) e prefeituras. A notícia veio junto com dados da Superintendência Nacional de Habitação da Caixa, que colocaram Goiás em primeiro lugar no número de contratações de unidades habitacionais, em 2012.
O Estado obteve o melhor desempenho nacional na contratação de moradia nas faixas I, II e III do Programa Minha Casa Minha Vida, com crescimento de 248% em relação à meta estabelecida para a região, que era de 38.078 unidades habitacionais. Entre abril de 2009 e 28 de fevereiro de 2013 foram contratadas 94.633 unidades.
Presente à solenidade, o governador Marconi Perillo disse que “o governo precisa ser agressivo para não perder essa dianteira”. De acordo com a superintendente nacional de Habitação da Caixa Econômica Federal, Bernadete Maria Pinheiro Coury, Goiás superou a meta de moradias contratadas. Para ela, esses números demonstraram a sensibilidade de um Estado que pensa na solução das famílias que precisam de uma moradia própria.
Boa notícia
Embalado pelas boas notícias que o governo recebeu nessa semana, como o desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) goiano quatro vezes superior ao registrado no País, o governador disse em discurso que a notícia da superintendente o enchia de “alegria e responsabilidade”.
“Se nós fomos o Estado que mais contratou moradia popular no Brasil, nós não podemos perder essa dianteira. Temos de trabalhar mais ainda com a Caixa, que é a nossa maior parceira. Temos de aproveitar essa abertura da Caixa. O desafio do governo é ser mais agressivo, ir atrás de investimentos, mobilizar os prefeitos”, disse Marconi.
Fonte: Jornal O Hoje