Começam obras do corredor de ônibus da T-63

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A exemplo do corredor da Avenida Universitária – inaugurado em junho de 2012 – os seis quilômetros da Avenida T-63 também vão ganhar faixa exclusiva para ônibus. As obras, que tiveram início no ano passado, foram anunciadas oficialmente nesta manhã (5) pelo prefeito Paulo Garcia. O asfalto, que tem mais de 30 anos e apresentava pontos de deterioração, já foi todo recapeado. Desde ontem uma equipe da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte (SMT) trabalha na implantação de sinalização vertical e horizontal na avenida, etapa que deve ficar pronta até o final deste mês.

O corredor terá início na Avenida Campos Sales, no Parque Anhanguera e seguirá pela T-63 até a Avenida Xavier de Almeida, no Terminal Isidória. Segundo o prefeito da capital a intervenção vai garantir ganho no tempo de viagem do transporte coletivo – 86 ônibus de seis linhas passam pela T-63, transportando quase 80 mil pessoas por dia. Paulo destaca que a Avenida T-63 foi a escolhida porque já está recapeada, algumas rotatórias já foram retiradas e o estacionamento e o retorno a esquerda já estão proibidos. “É um processo”, lembra.

Secretária Municipal de Trânsito e Transporte, Patrícia Pereira Veras, esclarece que o primeiro passo será colocar sinalização de proibido parar e estacionar e, em seguida, pintar as faixas. Segundo ela, a maioria das rotatórias serão eliminadas e semáforos serão instalados no lugar dela. Patrícia garante que nos trechos mais movimentados as equipes vão trabalhar durante a noite e nos finais de semana, para causar o mínimo possível de transtornos aos motoristas. “Temos que priorizar o transporte coletivo,” destaca.

Fiscalização deve começar em 30 dias

De acordo com o diretor da Companhia Metropolitana de Transporte Coletiva (CMTC), Ubirajara Abbud, assim que a obra ficar pronta, serão instaladas câmeras de monitoramento para multar os motoristas que desobedecerem a sinalização. Segundo ele, em aproximadamente 30 dias deve começar a fase educativa do projeto e a fiscalização deve ser feita, inicialmente, de forma presencial até que os equipamentos eletrônicos para o corredor sejam instalados – ainda falta licitação para adquirir as câmeras. Segundo ele, em cerca de 70 dias, as multas devem começar a ser aplicadas.

Segundo Abbud, o projeto deve custar R$1,3 milhões por quilômetro. Além da faixa preferencial para ônibus, sinalização vertical e horizontal e fiscalização eletrônica, todos os 24 abrigos de ônibus serão trocados. Aos domingos a faixa preferencial vai funcionar como ciclovia. A expectativa é de que os ônibus ganhem 44% em velocidade no horário de pico da manhã e 72% no pico da tarde, o que significa aproximadamente 7 minutos pela manhã e 10 no período tarde.

Fonte: O Hoje