Com proibição, calçadas viram estacionamento na T-63
Na primeira segunda-feira após a instalação das placas proibindo o estacionamento ao longo da Avenida T-63, os motoristas goianienses que trafegam pelo local encontraram uma solução: parar seus carros em cima da calçada nas ruas perpendiculares ou paralelas à via. Também houve quem não se sentisse intimidado pelas placas - talvez porque as notificações a serem recebidas ainda estejam em fase de “caráter educativo” - e estacionasse ali mesmo, com o aviso bem próximo. Ontem, no horário do almoço, foram várias as irregularidades, nesse sentido, flagradas pelo POPULAR, ainda que com a presença de fiscais da Agência Municipal de Trânsito (AMT) nas proximidades.
Na Rua C-182 do Jardim América, por exemplo, a reportagem contabilizou nove veículos estacionados na calçada, no primeiro quarteirão da via, às 11h54. Quatro minutos depois, às 11h58, outros dois carros também aproveitaram espaços livres e estacionaram. Passava do meio-dia quando, na quadra 585 da T-63, entre a Rua C-258 e a Praça da Nova Suíça, motos e carros aguardavam por seus proprietários, que não respeitaram as recém-instaladas placas de estacionamento proibido. Em outra localidade, no cruzamento da Avenida T-63 com a Rua C-156, a dona de um Ford Escort não titubeou ao parar o carro em cima da calçada, sob o aviso - por algumas vezes, ainda voltou ao veículo, para guardar objetos, também sem se incomodar com a câmera fotográfica.
O estacionamento proibido em toda a extensão da T-63 - que tem, aproximadamente, seis quilômetros - faz parte do projeto de construção de um novo corredor preferencial para o transporte coletivo - como o já existente na Rua 10, no Setor Universitário - cujas obras foram iniciadas há uma semana, na manhã do último dia 5. A previsão é de que o trabalho seja concluído em até 70 dias. No local será implantada uma faixa preferencial para os ônibus que circulam pela via, em que será permitido o trânsito de veículos particulares apenas para a conversões à direita. A Prefeitura de Goiânia estima gastos da ordem de R$ 6 milhões no projeto, com recursos próprios.
O cronograma inicial, segundo o poder público, inclui o recapeamento total da T-63, com posterior troca dos pontos de ônibus por abrigos novos e mais resistentes. A faixa preferencial para o transporte coletivo será sinalizada e a fiscalização será, em um primeiro momento, presencial, de caráter educativo - como vem ocorrendo, desde ontem, com o estacionamento proibido. A AMT pretende, ainda, realizar estudos no local para verificar quantos e em quais pontos serão instalados os aparelhos de fiscalização eletrônica - como ocorre, hoje, no Corredor Universitário.
O diretor de fiscalização da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMT), Thonson Cotrin, diz que o trabalho educativo está sendo realizado, mas isso não se aplica a estacionamento em passeio público, situação em que os veículos estão sendo multados. Segundo ele, somente pela manhã de ontem foram aplicados 25 autos de infração na extensão e nas proximidades da avenida, número que engloba todas as ocorrências, educativas e punitivas.
Indignação
Proprietário de um estabelecimento comercial, há três anos, na esquina da Avenida T-63 com a Rua C-235, no Setor Nova Suíça, Raphael Borges Resende diz que já está sentindo o movimento cair com as novidades no trânsito. “Os clientes paravam tanto de um lado quanto de outro da avenida; aqueles que paravam do outro lado não estão vindo mais”, relata. “Se, sem estacionamento proibido na T-63, já era difícil parar nas ruas paralelas, agora, então, isso fica impossível”, acrescenta o empresário, que conta estar providenciando parcerias com estacionamentos próximos à sua lanchonete para tentar minimizar o prejuízo.
Raphael Resende considera que a situação de seus vizinhos de comércio pode ser pior. “Eu, pelo menos, estou numa esquina; duro vai ser para quem está em meio de quarteirão. Se o movimento cair em 50%, já não dá para manter o negócio”, lamenta. Na fila para pagar contas em uma casa lotérica, o aposentado José Carlos Lopes, de 63 anos, foi irônico ao comentar as mudanças na Avenida T-63: “Achei excelente, afinal, aumentou a fluidez no trânsito. Os motoristas, agora, que usem a criatividade para estacionar, ou seja, que parem nas calçadas! E os pedestres, que manobrem”.
Fonte: O Popular