Aparecida receberá R$ 1 bilhão

11:48 2 Comments A+ a-



Três projetos de grandes eixos estruturantes que facilitarão a mobilidade entre Goiânia e Aparecida começaram a atrair investimentos que prometem impulsionar a economia desse que é o segundo maior município do Estado. Para os próximos três anos, estão programados investimentos públicos e privados de quase R$ 1 bilhão na região abrangida pelos eixos, que vai ganhar novos shoppings e indústrias, centro de eventos e vários empreendimentos imobiliários. A expectativa é que isso dê um grande impulso à economia do município.

Chamados de eixos Norte-Sul, as grandes vias devem agilizar o transporte de massa e otimizar a mobilidade entre Goiânia e Aparecida. Ao logo deles, estão previstos diversos investimentos, entre novos empreendimentos comerciais, shoppings, um bairro planejado, novos polos empresariais e tecnológicos, um centro de eventos e um novo campus da Universidade Federal de Goiás (UFG).

LOGÍSTICAS

O primeiro, chamado de NS1, começará nas proximidades do novo campus da UFG e do Distrito Agroindustrial de Aparecida (Daiag), onde estão instaladas as maiores empresas logísticas do município. Ele seguirá paralelamente à BR-153, passando também pelo Distrito Industrial Municipal de Aparecida (Dimag), até a Avenida Bela Vista, onde se integrará à capital (veja quadro).

“Será um eixo moderno, inclusive com ciclovia. Com isso, empresários e trabalhadores da região poderão trafegar sem precisar passar pela BR-153”, afirma o secretário de Indústria e Comércio de Aparecida, Marcos Alberto Campos. Ele lembra que os atuais distritos industriais do município serão ampliados.

A área do Daiag, por exemplo, que conta com 130 hectares, ganhará mais 160 hectares, que abrigarão 120 novas indústrias. Um novo polo privado com 200 hectares também está em fase de projeto ao lado do NS1, resultado da demanda por áreas no município.

TRANSPORTE DE MASSA

O segundo eixo estruturante interligará a região central de Aparecida, saindo da Avenida Independência, passando pelo Polo Empresarial Goiás, que abriga 160 empresas, cruzando o Anel Viário para chegar até o terminal da Avenida São Paulo.

No caminho, ele passará pelo centro de eventos Espaço Goiás, com capacidade para receber 120 mil pessoas, que está sendo construído. “Esse deve ser o mais importante sob o ponto de vista do transporte de massa”, prevê o secretário Marcos Alberto.

O terceiro grande eixo será o BRT Norte/Sul (Bus Rapid Transit ou Trânsito Rápido de Ônibus), que abrigará um corredor central exclusivo para o transporte coletivo, com 26 quilômetros de extensão, sendo 22 deles dentro da área de Goiânia.

Ele terá início no Terminal Veiga Jardim, passando pelos terminais do Cruzeiro e Izidória, e seguindo pela Avenida Goiás Norte até o Terminal Recanto do Bosque.

Empreendimentos estão programados

Ao longo dos eixos estruturantes em Aparecida de Goiânia, estão programados vários emprendimentos, como o Espaço Goiás, um shopping center, parque tecnológico e até um novo bairro planejado. O secretário garante que os eixos terão toda infraestrutura de água, esgoto e energia elétrica.

“Eles devem transformar o setor imobiliário de Aparecida”, prevê, garantindo que o novo plano diretor do município cuidará para que não haja uma ocupação equivocada na região.

Somente o eixo BRT receberá R$ 279,5 milhões em investimentos, dos quais R$ 170 milhões financiados pela Caixa Econômica Federal, R$ 70 milhões do Orçamento Geral da União (OGU) e o restante recursos do Banco Andino de Fomento. A Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) anunciou o início do processo de licitação do projeto executivo. Os outros dois primeiros eixos também contarão com R$ 70 milhões do Banco Andino. A prefeitura de Aparecida deve investir outros R$ 70 milhões nesses três eixos.)

Obras do BRT devem começar até setembro

As obras do BRT devem começar entre agosto e setembro pela Avenida Rio Verde e o corredor deve entrar em operação em outubro de 2015.

O assessor da presidência da CMTC, Benjamin Kennedy Machado da Costa, informa que 40 mil metros quadrados de área serão desapropriados. Mesmo assim, ele acredita que o processo será rápido porque são áreas não edificadas.

Depois de pronto, 28 ônibus articulados circularão pelo corredor em faixa exclusiva, com intervalos semelhantes aos do Eixo Anhanguera.

“Esperamos um ganho de 50% no tempo da viagem”, informa Benjamin. Isso será possível graças à redução do número de semáforos e conversões à esquerda, que serão praticamente eliminadas.

Ele conta que vários empreendedores que compraram terrenos ao longo do corredor já procuraram a CMTC em busca de informações para realização de seus investimentos. Ainda com muitas áreas para expansão, a expectativa é que Aparecida fique maior que Goiânia no futuro.

Fonte: Jornal O Popular

2 comentários

Write comentários
Anônimo
AUTHOR
15 de março de 2013 às 10:07 delete

Transporte de massa em Aparecida de Goiânia? Em 2050 dará início as obras.

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
22 de outubro de 2013 às 08:25 delete

bom. Mais será que sai ?

Reply
avatar