Corredor Preferencial poderá contar com mais viagens para ônibus
A grande expectativa do usuário do transporte coletivo é poder utilizar o serviço sem ter que enfrentar longas esperas e a super lotação. Com a instalação dos corredores preferenciais para ônibus, a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) poderá ter um diagnóstico mais detalhado sobre a operação de cada linha que opera nos trechos beneficiados e, com isso, dar um suporte maior para o atendimento.
A análise é do presidente da CMTC, Ubirajara Alves Abbud, que cita a importância de um tráfego mais livre de obstáculos para o transporte de massa como forma de melhorar o atendimento. “Com os corredores preferenciais, eixos do transporte coletivo e que são importantes para a cidade, será possível ofertar maior velocidade ao ônibus e redução no tempo de viagem. Não há necessidade de se colocar mais ônibus em operação, o que é preciso é dar condições de tráfego para que os veículos circulem sem obstáculos. Muitas vezes, a programação estipulada para linhas é a correta, o que impede o cumprimento é a falta de vias que liberem o fluxo para o transporte de massa”, afirma o presidente da CMTC.
Ainda segundo Ubirajara, quando todos os corredores estiverem em operação, a equipe técnica da CMTC vai apresentar um novo planejamento para linhas que hoje são alvo de críticas pela superlotação e atrasos. “Faremos esse trabalho técnico e, com certeza, o usuário vai sentir no dia a dia, caso seja preciso alteração em planilha de viagens, o ganho que esta proposta de mobilidade urbana pretende oferecer”, diz.
O investimento para a construção de 14 corredores será na ordem de R$ 124.062 milhões em 102 quilômetros. Para esses corredores, está prevista a aquisição de 546 novos abrigos para os pontos de embarque e desembarque. Os corredores terão ainda tratamento no revestimento das vias, aquisição de novos equipamentos, sinalização, fiscalização eletrônica e comunicação visual voltada para o usuário.
Na parte de trânsito, o corredor T-63 terá 350 placas de proibido estacionar e 120 para as que indicam a faixa preferencial e fiscalização eletrônica, sendo que este último será adquirido via licitação e, segundo a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMT), num prazo máximo de 90 dias, esta etapa da obra estará concluída. O monitoramento para educação e orientação ao motorista será feito nesta fase inicial por agentes de trânsito e sem punição.
Fonte: Prefeitura de Goiânia
1 comentários:
Write comentárioscomo que vcs faz isso da praça nova suiça ate pq anhanguera so tem 3 linha de onibus passa a cada 40 minutos os onibus .
Reply