Governo investe na internacionalização do Estado
Conhecer o contexto econômico-social mundial, vislumbrar oportunidades de expansão de oportunidades e negócios, fortalecer o Estado para que ele seja agente de desenvolvimento, modernizar a máquina pública e capacitar seus servidores. Esses são os pontos principais que estarão em discussão hoje e amanhã, durante o Seminário de Inovação e Internacionalização de Goiás, aberto esta manhã pelo governador Marconi Perillo e pelo secretário de Gestão e Planejamento, Giuseppe Vecci.
Fruto de uma cooperação com o Insead/França, instituto líder mundial no ensino de administração e negócios, o seminário é voltado para a capacitação da alta administração para que o Estado tenha uma inserção mais qualitativa no mercado brasileiro e também no internacional. Esta é a primeira vez na história da administração pública de Goiás que consultores do Insead vêm a Goiânia ministrar palestras e promover mesas-redondas num evento voltado para secretários de Estado e superintendentes, presidentes e diretores de autarquias e empresas públicas.
Em seu discurso de abertura, Marconi destacou que o Estado deve propiciar à alta administração pública oportunidades de formação como esta, já que o Governo é o elemento aglutinador e organizador do processo de crescimento econômico, baseado na força produtiva do povo goiano. “Ao falar em Goiás competitivo na economia mundial, em produção globalizada a partir de Goiás, falamos sobretudo em avanços na qualificação de pessoas.”
O governador afirmou que é preciso pensar em qualificação de pessoas para estabelecer as linhas de política pública que norteiam o Governo em dois sentidos: o primeiro, de fornecer ensino, treinamento e aprimoramento técnico para pessoas em um mercado cada vez mais exigente de mão de obra qualificada; o segundo, para que esta qualificação profissional implique, em última instância, na melhoria da qualidade de vida das pessoas. “É importante para nosso Governo pensarmos diariamente em desenvolvimento econômico, em produção e redistribuição de riquezas, como conquistas sociais, para a elevação da qualidade de vida de nosso povo.”
Para o secretário de Gestão e Planejamento, os indicadores do crescimento econômico goiano são muito positivos, mas é preciso sempre buscar novas oportunidades. “Apesar dos bons indicadores econômicos que nos colocam em situação melhor que a média brasileira, o tema competitividade torna-se cada vez mais imperativo e é preciso criar condições para que esses indicadores possam se perpetuar. Goiás deve pensar estrategicamente e promover mudanças que nos qualifiquem. E o poder público tem o dever de modernizar suas estruturas para agenciar o desenvolvimento econômico.”
Vecci ressaltou o papel do Estado, como agente do desenvolvimento, de capacitar a alta administração. “É nosso papel fazer com que o corpo diretivo do Estado adquira conhecimentos e capacidades para, junto com a iniciativa privada, nós tenhamos condições de continuar com uma forte inserção no Brasil e no exterior.”
O professor assistente de Estratégia do Insead, Felipe Monteiro, que proferiu palestra no seminário com o tema O Brasil e Goiás no novo contexto de competição global, enfatizou que veio mostrar que o Governo tem um papel fundamental nesse processo de internacionalização. “O Estado está crescendo, as empresas goianas estão crescendo, mas é preciso que o Governo continue seu processo de modernização e crie políticas públicas para se antecipar ao que vai acontecer ao redor do mundo. Essa iniciativa de capacitar a gestão pública é muito importante, porque não existe uma separação entre o que está acontecendo no setor privado e o que o setor público pode fazer. É preciso trabalhar em sintonia”, disse.
Assinatura de Atos
Na solenidade de abertura do Seminário de Inovação e Internacionalização de Goiás, o governador Marconi Perillo assinou Termo de Cooperação Técnica com o Insead, determinando à Segplan o envio de 15 membros da alta administração pública do Estado para participar de curso de Gestão Estratégica na sede do Insead, na França, em agosto deste ano.
Marconi assinou também Termo de Cooperação Técnica com a Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (Cepal) para que dez mebros da alta administração pública do Estado realizem visita de intercâmbio internacional à sede da Cepal, no Chile, e também ao governo chileno.
Insead
O Instituto Europeu de Administração de Empresas (Insead) é um dos líderes mundiais no ensino de administração e negócios, com campi em Fontainebleau (França), Singapura (Ásia) e Abu Dabi (Emirados Árabes), além de centro de pesquisa em Israel.
Fonte: Goiás Agora