Tudo pronto para a licitação do VLT

11:19 3 Comments A+ a-



Finalmente está chegando o dia do pontapé inicial da obra que será a grande revolução urbanística da capital de Goiás. O governador Marconi Perillo ao implantar o VLT em Goiânia será responsável pela maior obra física e estrutural de Goiânia em todos os tempos.

O VLT significará para Goiânia muito mais que as obras do estádio Serra-Dourada, Autódromo Internacional Ayrton Senna, Goiânia Arena, Rodoviária de Goiânia, Centro de Convenções e duplicação da Av. Anhanguera juntos. O estado terá duas capitais com a implantação do VLT no Eixo Leste-Oeste: uma antes do VLT e outra capital completamente diferente depois do VLT.

As obras do Veículo Leve sobre Trilhos de Goiânia, o VLT Anhanguera, estão perto de serem iniciadas. A informação é do secretário de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Goiânia, Sílvio Sousa, que também destaca que o lançamento do edital de licitação deve ser feito no próximo dia 18.

De acordo com ele, com 350 páginas, o projeto básico já está concluído e contém todos os detalhes da construção do novo transporte. Após a publicação do edital, que foi concluído no último dia 24, vence o processo que oferecer a menor contraprestação ao Estado e o melhor projeto de serviço a ser entregue à população.

A implantação do VLT vai contar com a consultoria de empresas especializadas da França, Inglaterra e Alemanha, todas referência em suas áreas de atuação.

O projeto

O VLT fará a ligação leste-oeste da cidade, unindo o Terminal Padre Pelágio e o Terminal Novo Mundo. No total, serão 13 quilômetros de extensão. A velocidade desenvolvida no trajeto subirá dos atuais 16 km/h desenvolvidos pelo Eixo Anhanguera para 23,5 km/h, diminuindo o tempo de viagem de 50 para 34 minutos.

Serão 12 estações, com distância de 850 m entre uma e outra, e cinco terminais. Estão previstas trinta composições, com dois carros. Os trens serão de modelo francês, com motores individuais por roda, o que diminui o consumo de energia. Cada composição terá capacidade para 750 passageiros.

Fonte: A Redação

3 comentários

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11 de janeiro de 2013 às 15:45 delete

Goiânia precisa de um moldal deste tipo, trilhos é a melhor solução para o transporte público nas grandes cidades e, Goiânia já estava a dever algo do tipo.

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Caio Cuellar
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11 de janeiro de 2013 às 16:31 delete

Precisa primeiramente de energia, Leiros e a PFF. Ontem a energia oscilou demais aqui em casa. Como fazer? VLT consome muita energia elétrica.

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Anônimo
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14 de janeiro de 2013 às 22:16 delete

Só o futuro presidente da republica, Marconi Perillo para trazer o primeiro mundo para Goiás. AVANÇA GOIÁS!

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