Huapa reabre no final de janeiro sem atender casos graves
A Secretaria Estadual de Saúde (SES) e a Secretária de Saúde de Aparecida de Goiânia, finalmente entraram em um acordo para que o Hospital de Urgências do município (Huapa) volte a funcionar. Em discussão, as duas pastas definiram o perfil de paciente e a forma de atendimento da unidade. Atualmente, apenas 10% do Huapa está em funcionamento.
A Secretaria Estadual da Saúde, que administra o Huapa, previu o retorno no atendimento para o dia 31 de janeiro. A medida, no entanto, vale apenas para casos de baixa complexidade. De acordo com o Assessor Jurídico da Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia, Jeferson Leite, haverá uma definição de quantos profissionais de saúde serão contratados.
“Precisamos saber quantos profissionais serão necessários; ortopedistas, cirurgiões; para atender de forma adequada os pacientes que estarão regulados para o hospital. A gestão compartilhada é justamente essa parceria que foi feita. O Estado, o Ministério Público e o município vão viabilizar contratações e aquisições”, relatou.
Segundo ele, mais leitos de UTI serão incluídos no Huapa. “Nós temos que trabalhar com os leitos existentes. O Huapa possui hoje 10 leitos que estão com observação de não funcionamento, mas vão ser readequados. Posteriormente, de acordo com as necessidades e condições, serão abertos novos leitos necessários”, garantiu.
Gestão compartilhada
A Secretaria de Saúde do Governo do Estado e a Prefeitura de Aparecida de Goiânia assinaram Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para a administração do Huapa. A gestão conjunta irá durar pelo menos 180 dias.
O município ficará responsável pela compra de insumos e a contratação de servidores e a Secretaria de Saúde de Goiás pelo fornecimento de recursos e manutenção de equipamentos.
Fonte: Portal 730