Paulo Garcia já entrou na disputa para 2014

23:34 2 Comments A+ a-



Da composição do governo do prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, (PT) é possível tirar indicativos sobre como o PT - e mais precisamente o prefeito - se prepara para a eleição de 2014. Para chegar à disputa nas urnas, Paulo Garcia terá antes que vencer duas batalhas, uma interna e outra dentro da coligação que o apoia.

Primeiro, ele terá que consagrar seu nome dentro do PT e para isso está fortalecendo seu grupo – a Articulação, tendência majoritária em Goiânia e na prefeitura, mas não no Estado. Vêm deste campo os titulares das principais pastas do governo municipal: Osmar Magalhães assumiu a Secretaria de Governo para responder pela delicada área da articulação política, afinal entre PMDB e PT as convergências, quando ocorrem, são impostas; a ex-deputada federal Neyde Aparecida permanecerá na Secretaria de Educação; Adriana Accorsi, que deixou a Diretoria-geral da Polícia Civil para ocupar a Secretaria de Defesa Social, e o ex-prefeito de Goiânia Darci Accorsi, que deve assumir uma assessoria especial, também fazem parte da Articulação, que cooptou Paulo de Tarso Batista da tendência Democracia Socialista. Tarso será presidente da Comurg. Edmilson dos Santos, jornalista que continua a responder pela Secretaria de Comunicação, faz parte da mesma facção, assim como Evandro Sebastião Ferreira, novo secretário particular.

Ao campo da Articulação pode-se creditar a presença do ex-prefeito Pedro Wilson, novo titular da Agência do Meio Ambiente, pasta que deve dar o tom do governo de Paulo Garcia. Pedro Wilson saiu da Articulação para criar o Movimento Cerrado junto com a deputada Marina Sant’Anna, Olavo Noleto e Sérgio Dias, o Serjão, que deve assumir uma cadeira na Câmara dos Vereadores. Em uma disputa interna, esse grupo apoiaria Paulo Garcia. Isso são favas contadas.

Do outro lado, está o PT para Vencer, facção liderada pelo deputado federal Rubens Otoni e que tem como principal expressão o prefeito de Anápolis, Antônio Gomide. Os dois são considerados pré-candidatos ao governo em 2014. A tendência, que compõe o campo majoritário do PT em Goiás junto com a Articulação, mas que predomina no Estado sozinha, tem apenas dois representantes na administração municipal: o médico Valdi Camarcio Bezerra, que vai assumir a Secretária Municipal de Administração, e ex-vereadora Cidinha Siqueira, secretária municipal de Políticas para as Pessoas com Deficiência ou Mobilidade Reduzida.

A favor de Paulo Garcia conta o estilo de Rubens Otoni, líder do PT para Vencer, considerado individualista e pouco agregador; “Ele não é um grande líder”, avalia um petista de peso. E é esse grande líder que Paulo Garcia está tentando ser, primeiro dentro do próprio partido para depois transcender para outras esferas da disputa política.

A segunda batalha do prefeito será para se impor candidato frente ao PMDB, que já está com discurso pronto para tentar barrar a candidatura ao governo de Paulo Garcia. Segundo os peemedebistas, o petista se comprometeu a cumprir os quatro anos de mandato. Paulo Garcia abrigou na administração municipal um dos principais defensores de candidatura própria no PMDB: o deputado estadual Wagner Siqueira Júnior, que será secretário da Habitação.

Mas não é apenas o PMDB que pleiteia a vaga de candidato da coligação petista em 2014. Júnior do Friboi (PSB) é pré-candidato ao governo e aceita até migrar para o PMDB para consolidar sua candidatura, desde que tenha a candidatura garantida por Iris Rezende. Na avaliação dos socialistas, Júnior é o único candidato em condições de disputar a eleição contra Marconi Perillo (PSDB). “O PT não tem candidato. Paulo Garcia não tem perfil e Antônio Gomide não vai deixar a prefeitura para correr o risco”, avalia um prefeito da legenda. Segundo ele, o PMDB também não tem nome para disputar o governo em 2014.

Por outro lado, Júnior do Friboi tem o que falta a maioria dos políticos: uma estrutura compatível com a força da máquina estadual. “O único que tem é o Júnior, tanto que foi ele quem ajudou nas candidaturas de diversos prefeitos do interior ano passado”, diz o prefeito.

O PSB emplacou na administração municipal o administrador de empresas José Geraldo Freire na Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Serviços e Francisco Bento na pasta de Turismo.

Paralelamente às disputas internas, PT e PMDB começam a pavimentar a sua estratégia contra o PSDB para 2014. O primeiro indicativo de que a disputa já começou foi o apoio ao vereador Clécio Alves para a presidência da Câmara. Clécio Alves é conhecido por seu estilo pouco conciliador e por suas críticas ácidas ao governador Marconi Perillo. Ele será assessorado pelo jornalista Vassil de Oliveira, outro desafeto do governador com grande capacidade de articulação.

Ao que tudo indica, Paulo Garcia já entrou na disputa para 2014.

Fonte: Porta 730

2 comentários

Write comentários
Caio Skylink
AUTHOR
9 de janeiro de 2013 às 08:43 delete

Paulo Garcia não será candidato para 2014, a não ser que o PT previna-se da mancada de apoiar Pesão para governador. Uma vez que Júnior já esteve junto a Marconi em seus esquemas escuzos, ou seja trocar Marconi pelo Jr. Friboi nada mais é que; perpetuar o jeito antigo, deplorável e corrupto de se fazer política em Goiás. Aqui, beneficiam se os grandes latifundiários e grandes empresas que bancaram toda orda de investimentos em seu candidato. Desta forma mesmo Jr. ganhe nada mudará por aqui pois o sistema já nascerá corrompido pelo capital privado.

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
9 de janeiro de 2013 às 17:53 delete

PALHAÇADA!!!!!! O PREFEITO TRAPALHAO SER CANDIDATO AO GOVERNO.

DEVE SER POR ISSO QUE OS COMISSIONADOS FORAM DEMITIDOS, AS EMPRETEIRAS NADA TERMINAM NA GESTAO DO SENHOR PAULO GARCIA PASSADA E ATUAL (MUTIRAMA,VIADUTO ARAGUAIA, ESCOLAS MUNICIPAIS NA PERIFERIA, CRECHES E POR AI AFORA)


E ASSIM COM ESSES ROMBOS NO CAIXA DA PREFEITURA, JA ESTAO ( PREFEITO E EMPREITEIRAS E MARACUTAIS CONTABEIS FAZENDO O EMBALO PARA O CAIXA DOIS PARA GARANTIR DINHEIRO SUFICIENTE NA CAMPANHA DE 14 PARA GOVERNO DE GOIAS.


ENQUANTO ISTO A POPULAÇAO PAGA O PREÇO NAS OBRAS DESCONCLUIDAS, MAL ACABADAS, TUDO COM O PREÇO ALTO DOS IMPOSTOS E NINGUEM RECLAMA E O PREFEITO AINDA PENSA EM CONCORRER A GOVERNADOR.

JA IMAGINOU AS PROMESSAS MIRABOLANTES QUE NUNCA SERAO CONCLUIDAS E TODAS PAGAS COM O NOSSO DINHEIRO.

VAMOS DEMITIR ESSE PREFEITO. FAZENDO UM BAIXO ASSINADO E MANDANDO ELE E CIA A P Q P!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Reply
avatar