Dengue tipo 4 preocupa servidores da saúde e população; demanda de atendimento aumentou em 40%
Os números da dengue em 2013 mostram que 750 pessoas já contraíram a doença em todo o Estado nos cinco primeiros dias do ano. A Secretaria Municipal de Saúde ressalta ainda que em Goiânia, 80% das amostras que estão sendo coletadas para acompanhamento de casos, já são do tipo 4. O órgão faz um apelo para que toda população se conscientize e não deixe água acumulada, pois o risco de epidemia existe e é grande a possibilidade de se contrair o tipo 4 da dengue na capital.
O diretor do departamento em vigilância em saúde ambiental, Luiz Elias Camargo, informa que o tipo 4 é o vírus que está predominando e por ser novo todo mundo pode ficar doente. “Nós temos que ficar atento, evitar a proliferação do mosquito e fazer as ações de responsabilidade de cada um”, explicou. Luiz Elias declara que vai trabalhar no controle do mosquito adulto para que não ocorra a transmissão mais intensa.
As autoridades de saúde preveem que possa ocorrer epidemia de dengue em Goiânia. Isto ainda não ocorreu de toda forma, já aumentou em 40% a demanda nas unidades de saúde da capital. Outro foco de combate a dengue será nas próprias unidades de saúde do município. Postos de saúde da capital serão vistoriados pelo menos uma vez por semana para que mosquitos adultos não acabem agindo sobre a população.
Outro ponto de atenção permanente é quanto às borracharias e ferros-velhos. De 15 em 15 dias aproximadamente, equipes de agentes de combate a dengue vão até estes locais fazer vistorias para evitar a proliferação da doença.
Fonte: Portal 730