Parque ganha trilha de moutain bike
Ao comemorar 20 anos de criação, o Parque Estadual Altamiro de Moura Pacheco receberá também o plantio de mudas de árvores.
A inauguração de uma trilha de mountain bike e o plantio de mudas de árvores nativas do Cerrado nos próximos dias 1º, 2 e 3 de fevereiro marcarão a comemoração dos 20 anos da criação do Parque Estadual Altamiro de Moura Pacheco (Peamp). Localizado na BR-060, o parque possui 2.500 hectares e se localiza entre os municípios de Goiânia, Goianápolis, Nerópolis e Terezópolis de Goiás e serve como proteção ao lago formado pelo represamento do Ribeirão João Leite.
Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), a unidade de conservação abriga alguns dos mais importantes fragmentos de mata seca, conhecido como mato grosso goiano da Região Central do Estado. Por isso, foi criado com o objetivo de proteger a fauna e flora locais, e acolhe espécies como beija-flor cinza, raposa-do-campo, jiboia, dourado, ipê, aroeira, mangaba e aroeira-do-sertão. Reitera dhaus i
Prevenção
Para continuar evitando que incêndios, como o acontecido no ano de 2010 e que consumiu 46% da vegetação, se repitam, desde 2011 o parque recebe uma atenção especial contra as queimadas. Como resultado, neste ano a redução da área atingida pelo fogo foi de 95%, com pouco mais de 50 hectares queimados. Já em 2012 não houve nenhum foco de incêndio.
Para 2013, os trabalhos de prevenção já se iniciaram. Segundo o superintendente de Unidades de Conservação da Semarh, José Leopoldo de Castro Ribeiro, neste mês de janeiro a Secretaria está adequando os termos de referência para o processo de licitação dos aceiros. A intenção é finalizar os processos burocráticos até junho, pois a partir de agosto começa o período de estiagem.
O superintendente explica que o trabalho de prevenção consiste em realizar aceiros mecânicos, que são feitos por equipamentos, mas quando não é possível utilizar máquina, pode ser feito também de forma manual. Os aceiros são faixas onde a vegetação é completamente eliminada da superfície do solo. A finalidade é prevenir a passagem do fogo para área de vegetação, evitando-se assim queimadas ou incêndios.
Outra intenção é firmar ainda mais, neste ano, a parceria com o Corpo de Bombeiros. Ele ainda informa que tem o objetivo de constituir quatro brigadas de voluntários. O Estado vai treinar e equipar esses voluntários para que possam auxiliar, caso ocorra incêndio nas unidades de conservação.
Leopoldo ressalta que já foram investidos R$157 mil em novos equipamentos como capacetes, botas, abafadores e luvas, entre outros, que vão dar condições para que funcionários da Semarh e brigadistas realizem com segurança suas atividades. Além desses equipamentos, já está em processo final de licitação a compra de uniformes e de cinco tratores para prevenção e combate a incêndio.
(Letícia Santana é repórter do Goiás Agora)
Fonte: Jornal O Hoje