É tempo de férias, mas as aulas já voltaram na UFG
Como reflexo da greve dos professores no segundo semestre do ano passado, ano letivo de 2012 ainda não foi encerrado.
Janeiro é tradicionalmente mês de férias escolares. Como as aulas das universidades federais costumam voltar só no final de fevereiro ou início de março, normalmente nesta época os alunos ainda estão fazendo planos de viagens. Mas este é um começo de ano diferente. As aulas de muitas universidades federais do País já voltaram. Inclusive da Universidade Federal de Goiás (UFG), onde os alunos retornaram às salas de aula nesta segunda-feira nos Câmpus de Goiânia e Cidade de Goiás – os câmpus de Jataí e Catalão têm calendário diferente. Tudo porque os professores da UFG entraram de greve em 2012 e agora as aulas estão sendo repostas.
As aulas que tiveram inicio no último dia 7 ainda são referentes ao segundo semestre letivo de 2012, que só deve acabar no dia 3 de março. O primeiro semestre de 2013 só deve começar em abril. Segundo a pró-reitoria de graduação da UFG serão necessários pelo menos três semestres letivos para que o calendário acadêmico volte ao normal. Assim, não só essas férias, mas também as de julho, devem ser afetadas.
No câmpus de Goiânia, os professores ficaram parados por 85 dias e na cidade de Goiás eles cruzaram os braços por 98 dias. Mais de 22 mil alunos, entre calouros e veteranos, ficaram sem aulas e 28 colações de grau foram adiadas em todos os câmpus durante a greve. Após a greve, as aulas do primeiro semestre de 2012 foram retomadas em 11 de setembro e terminaram no dia 12 de novembro. As aulas do segundo semestre de 2012 só começaram no dia 29 de novembro. Entre os dias 22 de dezembro de 2012 e 6 de janeiro de 2013 os alunos tiveram recesso por causa das comemorações de Natal e Ano Novo.
Estudantes reclamam
O movimento nas salas de aula no início desta semana começou tímido. Isso porque muitos alunos ainda não voltaram à universidade, como acontece usualmente nos primeiros dias do ano letivo. Eduardo Henrique Ribeiro, de 22 anos, cursa o 7º período de Agronomia, e já voltou às salas de aula. Ele ressalta que nesses primeiros dias as turmas não estão cheias e acredita que a ausência de muitos alunos se deve ao fato de que muita gente ainda não voltou de viagem. A assessoria de imprensa da UFG informou que, como o semestre está na metade, provas e trabalhos já estão programados, o que deve forçar os alunos a voltar às aulas nos próximos dias.
Eduardo faz questão de destacar que não gosta do fato de estar estudando nesta época. “Não é muito bom. Grande parte dos meus amigos ainda está de folga”, justifica. Ele ressalta que viajou para Minas Gerais, onde moram os avós, conforme faz em todas as férias, mas desta vez teve de voltar mais cedo. “Queria ter ficado mais tempo lá”, diz. Além disso, a volta das aulas no inicio de janeiro atrapalhou os planos de estágio do estudante. “Eu sempre arrumo algum nesta época”, conta.
Luane Dourado, de 19 anos, é estudante do 4º período de Publicidade e Propaganda e acredita que o movimento na faculdade deve voltar ao normal logo. “Os professores estão tendo os mesmos critérios avaliativos na chamada, independente de esse ser um período pós-recesso”, afirma. A estudante admite que voltar a frequentar as aulas tem sido complicado. “Por causa do feriado prolongado de final de ano, acaba que todo mundo fica um pouco disperso e o rendimento caiu porque a gente não descansou, teve um período intenso de provas antes do recesso e agora não tem o mesmo ritmo de estudo”, desabafa.
Tâmara Reis, de 22 anos, está no último período de Relações Públicas e reclama que, além de atrapalhar viagens que ela faria com a família, a mudança no calendário fez com que ela e muitos colegas de turma perdessem oportunidades. “A gente deveria estar se formando e se organizando para fazer projetos, entrar no mercado de trabalho ou outros cursos. No meu caso, me atrapalhou porque agora eu deveria estar focada em emprego.”
Vestibular também foi afetado
Até o vestibular foi afetado pelos meses em greve e também está acompanhando o atraso no calendário. A primeira fase do processo seletivo do primeiro semestre de 2013, que tradicionalmente ocorre em dezembro, vai ser realizada no próximo domingo, dia 13. Desta vez, a universidade oferece 5.001 vagas, sendo 2.985 para os cursos em Goiânia; 1.032 para os cursos em Catalão; 816 para os cursos em Jataí; e 168 para os cursos na Cidade de Goiás. O local de provas foi divulgado ontem no site da UFG. A segunda etapa, que costumava acontecer em janeiro, deve ser realizada nos dias 3 e 4 de fevereiro.
Fonte: Jornal O Hoje