Prefeitura promete 102 km de corredores para ônibus

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No plano do governo iniciado há menos de duas semanas, o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia (PT), se compromete a “implantar 14 corredores, totalizando 102 quilômetros (km), como o Corredor Universitário”. A pista exemplar tem 2,4 km e não é unanimidade.

“O gestor precisa ter uma opção clara. Ou planeja a cidade pela demanda do automóvel ou do transporte coletivo; não tem como fazer para agradar um e outro como fizeram no corredor universitário”, afirma o superintendente de Desenvolvimento Urbano e Trânsito da Secretaria de Estado das Cidades, Antenor Pinheiro.

Entre as vias com preferência ao transporte coletivo estará o Corredor T-7, planejado, no Plano Diretor, para ser um corredor exclusivo - vias dotadas de pistas exclusivas para a circulação dos ônibus, localizados no eixo central da via. Entretanto, será implantado corredor preferencial, onde o eixo do ônibus fica, geralmente, do lado direito da via e permite acesso de outros veículos que precisem fazer conversões.

Em entrevista ao POPULAR, em outubro, Paulo Garcia disse ser esta “a opção factível neste momento”. “Minha determinação é que (a obra) tenha início no mais tardar na primeira quinzena de janeiro”, disse, na época. A assessoria de comunicação da Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC) não soube informar a data de início da obra.

Os 102 quilômetros de corredores deverão ser integrados ao “Plano Cicloviário, que será elaborado com ampla participação da população cicloviária”, conforme descrito no plano de governo do prefeito.

Fonte: O Popular