Pontos de ônibus da Av. Universitária são alvo de vandalismo

11:37 1 Comments A+ a-






Por Rafael Martins com informações da RMTC

O Consórcio RMTC Goiânia divulgou ontem no Twitter fotos das ações de vandalismo nos pontos recém-instalados no Corredor Universitário. As pichações atingem toda a estrutura dos pontos que foram instalados há pouco mais de 1 mês.

Na foto acima, o painel com informações importantes, como linhas que passam naquele ponto bem como a frequencia e o itinerário delas, foram pichadas prejudicando a consulta das informações pelos usuários do transporte coletivo. Confira abaixo mais fotos dos atos de vandalismo nos pontos.

Do site RMTC

A RMTC reforça na rede social a campanha #naoaovandalismo. Segundo informações coletadas no final de 2011, o custo com as reformas e trocas de equipamentos é de aproximadamente R$ 80 mil reais por mês. De acordo com a gerente de terminais, Wilma Avelar, entre as principais ocorrências estão quebra dos tampões e vidros das janelas e portas dos ônibus, danificação de placas dos terminais, pessoas que entram sem pagar passagem e vândalos que soltam a mangueira de ar, fazendo com que as portas fiquem abertas durante a viagem.

Para controlar os problemas, a RMTC realiza periodicamente trabalho de fiscalização com agentes à paisana no interior de terminais, veículos ou em pontos nos quais denúncias foram feitas. Os terminais contam ainda com seguranças e câmeras de monitoramento; contudo, o diretor geral do Consórcio Rmtc, Leomar Avelino, ressalta que é preciso uma mudança de atitude e de percepção quanto aos bens do transporte coletivo. “É um serviço de utilidade pública e, portanto, deve ser respeitado como bem público. Quando um indivíduo apedreja um veículo, centenas ficarão prejudicadas durante o período de recolhimento do mesmo para reparo. Conscientização e vigilância dos clientes para proteção dos terminais, ônibus e outras estruturas é um ponto importantíssimo”.

“Avanços importantes estão sendo estabelecidos em relação à segurança pública; mas independente da presença de policiais, o melhor vigilante é o cidadão. Ao alertar e orientar seus amigos em relação à preservação do patrimônio, com certeza os responsáveis por ações de vandalismo se sentirão mais inibidos”; complementa Leomar Avelino.

É necessário salientar que cada vez que se depreda o patrimônio quem perde é a sociedade. No caso do transporte coletivo, é o cliente. Os terminais deixam de oferecer boas condições estruturais e os veículos rodando passam a operar com atraso ou cancelamento de viagens para que seja feita a substituição do que foi quebrado

Fonte: onibusrmtca.blogspot.com.br

1 comentários:

Write comentários
Unknown
AUTHOR
15 de janeiro de 2013 às 11:56 delete

Absurdo! Por isso eu apoio e concordo desses vandalos sem noçao serem presos e ainda prestarem serviços comunitarios.. mas acho que so isso nao basta, era justo uma multa tambem para os individuos deixarem de palhaçada e aprenderem a respeitar o patrimonio publico. Chato isso, cade o respeito?

Reply
avatar