Usina de biocombustível inaugurada em Goiás gera mais de mil empregos

17:00 0 Comments A+ a-


Bionasa é a quinta maior empresa do setor no país

Foi inaugurada nessa quinta, dia 12, a primeira indústria de biodiesel da região norte de Goiás. A Bionasa é a quinta maior empresa do setor no país e vai produzir combustível a partir da soja, gordura animal e girassol. As obras tiveram início em 2006 e o investimento na usina foi de R$ 430 milhões. Estiveram presentes os governadores de Goiás, Marconi Perillo e do Tocantins, Siqueira Campos.

A indústria está mexendo com a economia de Porangatu (GO), a 420 quilômetros de Goiânia, na divisa com Tocantins. O projeto foi destacado pela geração de 150 empregos diretos e 900 indiretos. A localização da sede é estratégica, com logística de transportes de acesso para a BR-153 e para a ferrovia Norte Sul.

A usina deve abrir novas oportunidades para os produtores rurais da região, que podem se tornar fornecedores de matéria prima. Em breve, a construção de uma esmagadora de grãos deve absorver parte da colheita, desde o norte de Goiás até o sul de Tocantins.

O parque industrial foi montado com equipamentos modernos para o processamento, transformação e o armazenamento do biocombustível. A capacidade diária de produção é de 653 mil litros de biodiesel, correspondendo a 235 milhões de litros por ano.

Fonte: Canal Rural