Clima frio até o fim dessa semana
Lucilene conta que levantou no horário de costume, às 5h40. Mas, devido ao tempo nublado e com garoa teve vontade de voltar para a cama. “Mesmo assim, prefiro muito mais os dias assim: nublado e chuvoso”, fala.
A manhã de ontem Goiânia estava coberta por neblina. E, em vários pontos da cidade uma garoa dava a sensação térmica de mais frio. De acordo com os termômetros do Instituto Nacional de Metereologia (Inmet), às 9 horas da manhã de ontem, foi registrado 18,2º. O Sistema de Meteorologia e Hidrologia do Estado de Goiás (Simehgo) registrou às 5 horas temperatura de 17,3º C. Na manhã de ontem, Simehgo ainda verificava se outro dia de 2011 os termômetros tiveram tão baixos em Goiás.
A chefe da sessão de previsão do tempo do Inmet/Goiás, Marla Mesquita, entre a última segunda-feira (2) até hoje uma massa de ar frio que está sobre a região Sul e Sudoeste do país influencia a queda de temperatura em Goiás. Mesquita explica que a queda na temperatura é normal para a atual estação do ano – o outono. Nesse período, há oscilação da temperatura e da umidade – no período matutino mais frio e a tarde, um tempo mais quente. Ontem, segundo o Inmet, a umidade relativa do ar chegou a 93%, o que explica a garoa em vários pontos da região metropolitana.
A superintendente de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Simehgo, Rosidalva Lopes Paz explica que uma frente fria entrou gradativamente pelo sul do Estado. “Ontem e hoje serão mais visíveis essa massa de ar frio”, fala. Rosidalva explica que até na próxima sexta-feira (6), o tempo em Goiás será mais fresco. A superintendente complementa que durante esses dias há possibilidade de chuvas espassas pelo Estado, em especial na região centro sul de Goiás.
Com apenas uma blusa fina de frio, a recepcionista Elaine Alves Mendonça, 25, levava o filho Paulo Neto, de dois anos ao médico na manhã de ontem. Mãe e filho saíram do setor Campus Dourado e andavam no centro de Goiânia. “Foi mais difícil levanta-lo por causa da manhã fria”, relata. Elaine abraçada com o menino para esquentá-lo conta que sentiu frio pela manhã, mas não imaginou que seria tão intenso. “Mesmo com essa blusa, acho que estou desprevenida para esse frio”, fala
Fonte: Jornal o Hoje