Trânsito de 1 milhão de veículos

11:22 0 Comments A+ a-

Galtiery Rodrigues

O sacrificado trânsito de Goiânia relutou e sobreviveu aos dias de maio. Agora, com respiração já frágil, suspiros lentos, doloridos e a­parentemente sem capacidade para um novo esforço, ele vai enfrentar, a partir de amanhã, um mês marcante em sua história. Os dias de junho chegam com uma única feição: o de contagem regressiva. O que já está cheio, sem espaço e no limite do suportável ficará ainda mais. A estimativa é que o trânsito da capital passe a ser composto por volta do dia 13, de acordo com estimativa do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), por 1 milhão de veículos.

O número assusta. Ainda mais quando se leva em consideração as dificuldades já enfrentadas. Estacionar nunca foi tão difícil, chegar em casa depois de um dia de expediente nunca foi tão estressante, obedecer os horários dos compromissos nunca exigiu tanta estratégia, o número de infrações e autuações nunca foi tão alto, a periculosidade nunca foi tão evidente e a condição de milionário nunca foi tão intimidante, para não dizer renegada. O goianiense sofre, Goiânia também.

Um milhão é uma cifra símbolo. É o mesmo que a soma das populações de cidades como Aparecida de Goiânia, Rio Verde, cidade de Goiás, Itumbiara, Trindade, Catalão e Goianésia. Um milhão é o mesmo que 13,3 estádios Serra Dourada lotados, com cadeiras, gerais, arquibancadas e tribunas abarrotadas; um milhão é o mesmo que 4.065 veículos por cidade goiana; o mesmo que 38,36% do total de veículos do Estado e um para cada 1,3 habitante da capital, conforme os dados populacionais do Censo 2010 (1.302.001 pessoas). É a maior distribuição per capita do Brasil.

Tendência
Os números referentes a este mês ainda não foram contabilizados pelo Departamento de Estatística do Detran. Em abril, a soma fechou em 987.713 e caso o aumento continue a obedecer a média diária registrada, até então, este ano – 285 no­vos veículos por dia –, maio pode terminar com algo em torno de 996.548, ou seja, a menos de 3,5 mil para atingir o índice histórico. E enquanto isso, o aumento avança a uma quantidade acima dos 8 mil por mês. Tal média é praticamente a mesma de 2010, ou seja, a tendência se mantém e a previsão do Detran tem tudo para ser confirmada antes da metade de junho.

Fonte: Jornal O Hoje