Prefeitura entra na era Digital e Substitui documentos de Papel
A Prefeitura de Goiânia lançará na próxima terça-feira, dia 31, às 10 horas, no Salão Nobre do Paço Municipal, o Projeto E-doc - serviço de documentação eletrônica, que substituirá documentos em formato papel por digitais armazenados em bancos de dados. Os primeiros a serem digitalizados serão a emissão do número predial oficial e o uso do solo para atividade econômica emitidos pela Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo (Seplam).
O programa, elaborado por meio da parceria entre a Seplam e Agência Municipal de Tecnologia e Inovação (Amtec), permite ao cidadão solicitar estes serviços pelo portal da Prefeitura (www.goiania.go.gov.br/e-doc) de qualquer computador. Com o sistema, todo o processo de solicitação, tramitação e finalização de documentos será feito virtualmente, sem a necessidade de impressão de papel e os dados ficarão armazenados enquanto tiverem validade no sistema.
Não será mais preciso se deslocar até uma agência de atendimento para solicitar um destes documentos. Basta acessar o portal da Prefeitura, preencher os formulários, emitir boleto ou pagar pela própria internet e gerar o número do protocolo. A partir daí, o cidadão poderá acompanhar a situação de seu processo e consultá-lo diariamente.
De acordo com o secretário municipal de Planejamento, Roberto Elias Fernandes, a digitalização de documentos traz grandes vantagens para o cidadão e a Administração Municipal. "As informações são transmitidas de forma ágil, com redução de custos e prazos. Haverá uma melhoria na qualidade do atendimento", destaca.
O E-doc terá a mesma validade de um documento oficial impresso, reconhecido por todos os órgãos da administração municipal que passam a ser responsáveis por sua guarda. A iniciativa eliminará riscos de extravio e fraudes de documentos, aumentando a confiabilidade e o conforto ao cidadão. A tendência é que mais serviços e documentos sejam disponibilizados na internet pela Prefeitura de Goiânia.
Fonte: Prefeitura de Goiânia