Projeto tem cinco interessados (Aeroporto de Goiânia)

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Lyniker Passos

A Comissão de Licitação da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) recebeu ontem a proposta de quatro empresas e um consórcio que pretendem ser responsáveis pela reelaboração e execução do projeto do novo aeroporto de Goiânia. A empresa vencedora terá o valor de R$ 4,07 milhões para fazer a modificação no projeto da obra, que está parada desde 2007, por causa de problemas judiciais e administrativos que ainda precisam ser resolvidos para a retomada da cons­trução. Não há previsão para divulgar o nome do vencedor.

Inicialmente os recursos para as obras no Santa Genoveva foram orçados em R$ 257,8 milhões, sendo depois elevado para R$ 287,7 milhões. O último valor repassado pela Infraero foi de que até dezembro de 2010 já haviam sido gastos R$ 106,2 milhões.

Se o projeto fosse mantido o novo aeroporto seria inaugurado com defasagem estrutural. No entanto, o que já foi feito – 10% da área industrial, 3,3% sistema viário, 22,9% do terminal de passageiros, 46,69% do pátio de aeronaves e 64% da pista de táxi – será preservado. Mas a intenção prioritária do Governo de Goiás é de expandir a pista de decolagem, com a aquisição da área da Embrapa, que fica na cabeceira do aeroporto.
A pista passaria por cima da BR-153, onde seria construída trincheira para permitir a transposição das ae­ronaves. Também está previsto a ampliação do número de esteiras de embarque e desembarque, que passará de 5 para 12 – assim o aeroporto teria capacidade para receber 3,5 milhões de passageiros por ano. Até outubro de 2010, o movimento registrado havia sido de 2,1 milhão de pessoas.

A nova proposta foi apresentada ao presidente da Infraero, Gustavo do Vale, na se­gunda-feira. A assessoria de imprensa da Infraero informou que as modificações ainda não foram aprovadas e que o consórcio de empresas – envolvidas na construção do terminal – apresentará amanhã pla­nilha de custos das obras do novo aeroporto de Goiânia ao Tribunal de Contas da União (TCU). Se o TCU manifestar-se favoravelmente, estará superado o entrave jurídico que envolve a obra.

Módulo Operacional Provisório
Enquanto a construção não é reiniciada e muito me­nos finalizada, a Infraero continua com a construção do Módulo Operacional Provisório (MOP) no aeroporto – de­ve ser inaugurada dia 15 de setembro. A instalação do vai oferecer maior disponibilida­de de área operacional e funcionará como embarque e de­sembarque, com equipamentos de raios X, sistema de câmeras, controle de acessos, climatização, portões automáticos e isolamento térmico.

Fonte: Jornal o Hoje