Sustentabilidade é tema da 66ª Exposição Agropecuária de Goiás
Tem início no dia 13 e segue até o dia 29 de maio a 66ª Exposição Agropecuária de Goiás, que ocorre simultaneamente com a 26ª Internacional de Animais, no Parque Agropecuário Dr. Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia. No período de 11 a 22 de maio acontece também a 3ª Etapa do Circuito do Nelore de Goiás. A mostra é a maior do País em termos de público e espera para este ano 800 mil pessoas.
Com o tema Sustentabilidade – Goiás no Caminho Certo, a exposição é um convite para que toda a sociedade se una em prol da preservação. Além da coleta seletiva de lixo, mudas de árvores serão entregues durante a mostra e a poluição gerada também será compensada. Ao final da feira, o Sebrae fará o levantamento e a SGPA, o plantio de árvores na APA do Ribeirão João Leite.
Cerca de cinco mil animais serão expostos. O gado da raça Nelore representa a maioria, com 70% do total. Participam da mostra gado Guzerá, Tabanel, Girolando, Pardo Suíço, Jersey, Simental, eqüinos da raça Appaloosa, muares e jumentos, pôneis, suínos, caprinos, ovinos e aves. Estão previstos ainda grandes leilões das raças Holandesa, Brahman, Gir Leiteiro, Novilho Precoce, Nelore, Tabapuã, Touros Jovens, cavalos Quarto de Milha, Mangalarga e Mangalarga Marchador e ovinos. Além de julgamentos e provas funcionais do Núcleo Mangalarga de Goiás.
O volume estimado de negócios chega a R$ 70 milhões. São 300 os expositores de gado e cerca de 400 expositores de veículos automotores, máquinas agropecuárias, equipamentos agrícolas, nutrientes entre outros insumos agropecuários. Ainda os principais restaurantes e boates da cidade estarão presentes na mostra. Além dos já tradicionais Piquiras, Parrilla, Stick House e Thiosti, o Madero passa a compor o cardápio de opções gastronômicas. Dentre as boates, estão Buffallos, Santa Fé e Rancho da Aldeia. O parque de diversões terá brinquedos destinados às crianças de até 12 anos.
Também o Museu do Produtor, em convênio com a PUC-Goiás, constitui uma das fortes atrações porque reconstitui o passado. A réplica mostra curral à antiga com animais empalhados, moenda da cana, capela, vendinha, sanitário com latrina, a colheitadeira pioneira no Estado, entre outros.
O Projeto Escola será instalado na antiga Barraca de Goiás e contará com apresentações teatrais, palestras educativas e distribuição de brindes. Na exposição do ano passado, mais de 17 mil estudantes compareceram sem pagar ingresso, como cortesia da SGPA.
Cultura
A Alameda Agrocultural, em sua 3ª edição, contará com o Restaurante Culinária Cultural e alta gastronomia inspirada nas tradições goianas. Em parceria com o Sebrae-Goiás, terá chefs convidados e shows temáticos e de MPB. Nomes já confirmados: Patinko, Wander Arantes, Danilo, Maria Eugênia, Almir Pessoa, Pedro Prince, Patrick Dimon, Marcos Antônio, Fé Menina e Xexéu. Toda a renda arrecadada será destinada a comunidades carentes sob coordenação do Padre Alcides. Também a programação religiosa, com missas todos os domingos da mostra, às 9h30, será destinada à arrecadação de alimentos. A missa inaugural será no dia 15, com o Padre Robson, e o ingresso será um quilo de alimento não-perecível.
Segurança
Cerca de quatro mil componentes das Polícias Militar e Civil, além de seguranças contratados pela SGPA vão garantir a segurança durante toda a exposição. Um sistema de monitoramento em pontos estratégicos da cidade também vai acompanhar a movimentação de pessoas em direção ao parque. As polícias rodoviárias Estadual e Federal controlarão o fluxo de veículos para a exposição. A PM e a Agência Municipal de Trânsito também atuarão para organizar o trânsito nos arredores do parque. O Corpo de Bombeiros manterá uma unidade permanente no Parque, assim como a Unimed, para atender emergências.
FICHA TÉCNICA
66ª Exposição Agropecuária de Goiás e 26ª Internacional de Animais
Período: 13 a 29 de maio de 2011
Local: Parque Agropecuário Dr. Pedro Ludovico Teixeira, Rua 250 s. nº, Nova Vila, Goiânia, Goiás. Site: www.sgpa.com.br
Entrada: ingressos estarão à venda nas bilheterias 24 horas/dia, nas ruas 250, 6 e 257, ao valor de R$ 20. Estudantes pagam meia. Mães com crianças até 12 anos não pagam ingresso, das 8 às 12 horas, incluindo domingos e feriados. Para as missas, aos domingos, o ingresso é um quilo de alimento não-perecível.
Convites: Dentro do Projeto Escola, os estudantes não pagarão ingresso. Sócios da SGPA receberão credenciamento especial. Os médicos veterinários, engenheiros agrônomos e zootecnistas terão entrada franca, desde que apresentem a carteira profissional, no horário das 8 às 14 horas, diariamente
Veja a Grade de Shows AQUI
Fonte: Beef Point