Marconi apresenta potencialidades de Goiás a investidores chineses
Ao final do encontro empresarial, Marconi foi recebido pelo ministro da Indústria e Comércio da China, Chen Deming, na sala de reuniões da presidência da CNI. Além da comitiva de empresários chineses, participaram da reunião o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás- Fieg, Pedro Alves, e o chefe da Assessoria para Assuntos Internacionais do Governo de Goiás, Elie Chidiac.
O ministro chinês fez vários questionamentos a Marconi Perillo a respeito das potencialidades econômicas de Goiás e demonstrou o interesse dos chineses em consolidar investimentos no Estado, diversificando a matriz de importação de produtos brasileiros, hoje baseada em petróleo, soja e minério de ferro. Chen Deming também questionou Marconi a respeito da Ferrovia Norte-Sul. O governador informou que o Estado se prepara para um novo estágio de desenvolvimento, a partir da conclusão das obras da Norte-Sul.
Na reunião, o governador apresentou o mapa do Estado ao ministro chinês, para mostrar a posição geográfica estratégica de Goiás, devido à proximidade de Brasília e dos grandes centros econômicos do País. O chinês indagou o governador sobre a distância de Goiânia a Brasília, o ciclo de chuvas no Estado e a questão da carga tributária. Marconi respondeu a cada uma das perguntas e ressaltou que Goiás, por se tratar de um “Estado emergente”, tem uma política agressiva em relação aos incentivos fiscais.
O ministro convidou oficialmente o governador a visitar a China e Marconi se comprometeu em encaminhar dados oficiais da economia goiana ao governo chinês, dando sequência ao trabalho da missão comercial goiana que recentemente visitou aquele País, por ocasião da visita da presidente Dilma Rousseff.
Marconi Perillo garantiu ainda ao ministro chinês que está no seu plano de governo a criação de um polo tecnológico no Estado. Também ressaltou que grandes empresas mundiais estão se instalando em Goiás, como a Mitsubishi, Hyundai e Suzuki.
Fonte: tosabendo.com