Pesquisa identifica que classe média e classe pobre mantém o Brasil
Os dados apontam que 32% da renda dos mais pobres são convertidos em pagamento de tributos. Já os que ganham mais, pagam 21% de impostos do total que recebem.
Para o economista e membro do Conselho Regional de Economia, Aurélio Troncoso, é preciso ressaltar que a classe média também é bastante prejudicada.
“A classe média paga o imposto de renda e sustenta parte do país. A carga tributária em cima dela é relativamente muito grande. A pesquisa do Ipea mostrou que quem sustenta o país são a classe média e a classe pobre. A classe pobre é pelos seus ganhos. Quanto menos é o seu salário, maior são os impostos”.
Ele disse que a classe média que paga 28% na conta de energia, é o mesmo para classe pobre, e aqueles que ganham mais conseguem diluir este pagamento em cima dos seus ganhos.
“Quem ganha até um salário e meio, praticamente 25% do que ele ganha vai para alimentação e transporte. Quando ele coloca aluguel, conta de água, e luz, ele não consegue. Ou come, ou paga imposto”, declara.
Aurélio Troncoso ainda defende a reforma tributária, pois segundo ele, o governo arrecada muito bem e gasta muito mal.
Para ele, o ideal é fazer com que as famílias e as empresas começassem a fazer uma campanha em cima da redução da carga tributária.
Fonte: Portal 730
1 comentários:
Write comentáriosO Brasil existe graças a nós pobres.
Reply