Zoológico sofre com animais idosos

12:06 0 Comments A+ a-


Galtiery Rodrigues

O Zoológico de Goiânia está fechado desde o dia 21 de julho de 2009. De lá para cá, o espaço tenta se adequar em exigências expressas no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado no mesmo ano. Em contrapartida, parte dos animais, principalmente os mamíferos, sofre com a idade elevada e os consequentes problemas de saúde. Todos são considerados idosos e enfrentam sintomas de diversas patologias que sinalizam, senão para outra coisa, para a chegada da fase final da vida.

Casal de tigres, ursa, leão e a macaca cairara Sebastiana, a mais velha com cerca de 35 anos, lidam com as enfermidades e passam os dias em seus recintos, recebendo medicamentos e a monitoração devida. Só Sebastiana teve de ser levada ao departamento de veterinária por apresentar quadro avançado de debilidade. Ela mantém o apetite, mas os músculos estão frágeis e se ergue com esforço visível. Não perde, porém, as manias. Revolta-se ao ser tocada e gosta de comida na boca.

Apesar da situação complicada da “velhinha do zoológico” – assim chamada pela veterinária Luciana Silva de Carvalho –, outro caso preocupa. O casal de tigres, únicos exemplares da espécie, enfrenta artrites e artroses, chegando ao ponto de esboçar gemidos ao se esforçar para caminhar. O diretor Raphael Cupertino reconhece a gravidade e afirma que a atenção redobrada é essencial. “É um quadro degenerativo crônico, não tem muito o que fazer.”

O macho Tigrão, além da perda de cartilagem, sofre compressão da medula e insuficiência renal. Já a fêmea tem um tumor na região da mama. Ela teve de ser retirado do parque dias atrás e passar por exames de Raio X e Ultrassom; deve passar pelo mesmo no decorrer da próxima semana. Os procedimentos são realizados em parcerias com as universidades de Goiânia, uma vez que o Zoo não possui os equipamentos necessários. A veterinária Luciana acompanha o caso e acredita que a cirurgia é a única saída. Inevitável, segundo ela.

Ainda na ala dos mamíferos, o leão Juba, também considerado idoso, enfrenta um carcinoma, tumor maligno no olho direito. A reportagem já esteve outras vezes no Zoo e o presenciou sempre hiperativo e obedecendo aos comandos dos médicos. Ele fica no primeiro recinto da ala de mamíferos e ontem permaneceu deitado, levantando somente a cabeça. Juba já passou por cirurgia para retirar o tumor, mas os profissionais permanecem de prontidão porque é provável que volte a aparecer.

Logo à frente, na ala seguinte, está a ursa Lucy. Bem idosa, está em tratamento a mais de dois meses. Sofre do mesmo problema do casal de tigres. A massa muscular reduziu com o avançar da idade, assim como a cartilagem óssea e agora tem dores nas articulações, além de insuficiência hepática. Cupertino diz que pretende, assim que reabrir o Zôo, renovar os animais por meio de permuta com outros recintos do País. Primeiro, no entanto, vai ter de analisar qual será a capacidade depois de concluída a reforma.

Viúva
A reportagem teve a oportunidade de rever, durante a visita de ontem, a onça pintada Suzana, também de idade suficiente para ser considerada idosa – mais de 15 anos. Ela ficou viúva após a morte do companheiro, Ricardo, no domingo de carnaval.Conforme a veterinária Luciana de Carvalho, a fêmea chegou a apresentar quadro de tristeza por alguns dias após a perda, mas foi por pouco tempo. A saúde, por enquanto, é considerada estável e sem nenhuma complicação.

Fonte: Jornal o Hoje