Marconi e Maguito afinam discurso
Marina Dutra“As portas do Palácio das Esmeraldas estarão sempre abertas para você (Maguito), para celebrarmos diversas parcerias. Se na campanha estivemos em lados opostos, hoje no governo estamos juntos, demonstrando a superação de antigas adversidades políticas.” A frase é do governador Marconi Perillo (PSDB), presente ao desfile cívico-militar que marcou as comemorações pela passagem do 89º aniversário de Aparecida de Goiânia, ocorridas ontem.
O prefeito Maguito Vilela (PMDB) respondeu no mesmo tom conciliador. “Não é com briga e com confusão política que faremos de Aparecida uma grande cidade. Temos de unir as forças políticas para fazer grandes investimentos, mas para tanto precisamos dos recursos dos governos federal e estadual.”
Apesar da rápida passagem no evento, o governador, em discurso, observou que no período de quatro meses de governo ele já se reuniu diversas vezes com Maguito com o objetivo de colocar os interesses do povo em primeiro lugar.
Plano
Questionado se a aproximação seria uma estratégia política, Marconi foi sucinto na resposta. “Não, de forma alguma é estratégia política.” Porém, o governador tem dado sequência ao plano de estreitar sua relação com adversários políticos que possuem bom trânsito com o governo federal, como Maguito e os prefeitos de Goiânia, Paulo Garcia (PT), e de Anápolis, Antônio Gomide (PT).
Marconi ficou pouco mais de 30 minutos na solenidade e depois seguiu direto para Brasília, para participar da cerimônia de instalação da Câmara de Políticas de Gestão, Desempenho e Competitividade, no Palácio do Planalto. O governador ainda teve outras cinco audiências em órgãos federais de Brasília, para discutir questões relacionadas à Celg e à Ferrovia Norte-Sul.
Maguito não esconde o desejo de firmar a aliança PSDB-PMDB com vistas às eleições municipais. Na última reunião que teve com o governador, no mês passado, ele reiterou que nenhuma composição política pode ser descartada.
Investimentos
No evento de ontem, em Aparecida de Goiânia, Marconi e Maguito assinaram um convênio no valor de R$ 18 milhões, para a construção da Alameda da Paz, que ligará a região central da cidade até a Avenida Rio Verde. Metade dos recursos será do governo estadual e a outra do próprio tesouro municipal.
O governador disse que, em breve, novas obras serão lançadas na cidade, como o Hospital de Urgências de Aparecida, a nova unidade da Universidade Estadual de Goiás (UEG), o distrito industrial, a implantação de dois novos Vapt Vupt, o Instituto Médico-Legal (IML) e outros.
Fonte: Jornal o Hoje