Goiás lidera geração de empregos
Goiás é destaque na criação de empregos no País com a maior ampliação no número de vagas de trabalho de carteira assinada nos primeiros quatro meses do ano. Entre janeiro e abril foram criados 51.563 postos de trabalho em uma variação de 5,13%, bem acima dos 2,45% da média nacional.
Em abril, Goiás criou 12.170 novos postos de trabalho, o que resultou alta de 1,17%, expansão menor apenas que a observada no Espírito Santo (1,25%). A média nacional foi de 0,75%, com um saldo de 272.225 empregos criados no mês passado.
A informação é do Ministério do Trabalho que traz os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados on-tem. O saldo mensal goiano é resultado de 62.841 admissões e 50.671 demissões. No acumulado do ano, 254.293 pessoas foram contratadas com carteira assinada e 202.730 foram demitidas.
A agropecuária ampliou em 2,5 mil seus postos de trabalho, com 1,2 mil empregos gerados só no cultivo da cana-de-açúcar. Em seguida, vêm os setores da construção civil (2 mil) e de serviços (3,1 mil). O destaque em abril ficou para a indústria da transformação, que criou 4,5 mil empregos e respondeu por 37% do volume de vagas criadas no mês passado, em Goiás.
Uma destas vagas foi conquistada pelo encarregado de indústria de móveis, Edvaldo Ramos, 37, contratado pela Movelaria Atrium. A empresa ampliou em 10% seu quadro de funcionários no mês passado, passando de 36 para 40 trabalhadores.
Há menos de dois anos, Ra-mos se especializou para nesta área, mas perdeu o emprego em seguida e começou a trabalhar como pedreiro autônomo. Há três semanas, ele reconquistou seu emprego antigo e já comemora pelo trabalho menos pesado, que paga um salário maior. “É muito bom voltar para minha área. Agora é esforçar para continuar crescendo”, diz ele.
Fonte: Jornal O Hoje