Após 19 meses de atraso, terminal vai sair do papel

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Cejane Pupulin

Lo­ta­do e de­sor­ga­ni­za­do são os ad­je­ti­vos da­dos pe­los usu­á­rios do Ter­mi­nal Ga­ra­ve­lo, em Apa­re­ci­da de Go­i­â­nia. A téc­ni­ca em en­fer­ma­gem Mag­nó­lia Li­ma da Sil­va, de 52 anos, pas­sa pe­lo local pa­ra ir ao tra­ba­lho to­dos os di­as. Ela con­ta que há 30 anos faz o mes­mo tra­je­to e es­pe­ra­va que, em to­do es­se pe­rí­o­do, o lo­cal já ti­ves­se re­ce­bi­do me­lho­ri­as.

“Quan­do cho­ve, tam­bém cho­ve den­tro do ter­mi­nal. E não há co­mo usar os ba­nhei­ros. O odor é in­su­por­tá­vel.” O mes­mo diz o mo­to­ris­ta An­der­son So­a­res, 25. Ele com­ple­men­ta que não são ape­nas os sa­ni­tá­rios que têm mau cheiro, mas até mes­mo a sa­la dos mo­to­ris­tas. “Ve­jo que há lim­pe­za, mas não há or­ga­ni­za­ção. A es­ta­ção é lo­ta­da até nos di­as de do­min­go.”

Na ma­nhã de on­tem, a Com­pa­nhia Me­tro­po­li­ta­na de Tran­s­por­tes Co­le­ti­vos (CMTC) lan­çou a cons­tru­ção do Ter­mi­nal Ga­ra­ve­lo, cujas obras es­ta­vam pre­vis­tas pa­ra o iní­cio do mês pas­sa­do. O pri­mei­ro pas­so é a cons­tru­ção do ter­mi­nal pro­vi­só­rio, que de­ve­rá ser en­tre­gue em 45 di­as pe­lo Con­sór­cio da Re­de Me­tro­po­li­ta­na de Tran­spor­tes Co­le­ti­vos (RMTC). O lo­cal tem­po­rá­rio era usa­do co­mo es­ta­cio­na­men­to da fro­ta e fi­ca ao la­do do atu­al ter­mi­nal, às mar­gens da G0-040.

Es­ti­ve­ram pre­sen­tes ao evento os pre­fei­tos Pau­lo Gar­cia (Go­i­â­nia) e Ma­gui­to Vi­le­la (Apa­re­ci­da), den­tre ou­tras au­to­ri­da­des. “Es­ta­mos avan­çan­do pa­ra en­tre­gar obras de in­fra­es­tru­tu­ra o mais rá­pi­do pos­sí­vel. Que­re­mos con­tar com es­se pe­rí­o­do de es­ti­a­gem pa­ra cum­prir o cro­no­gra­ma de obras do tran­spor­te que in­clui ou­tras re­for­mas e cons­tru­ções”, diz Gar­cia.

Des­de 2008, o con­tra­to de li­ci­ta­ção do tran­spor­te co­le­ti­vo fir­ma­va a re­for­ma e/ ou re­cons­tru­ção dos ter­mi­nais de ôni­bus da Re­gi­ão Me­tro­po­li­ta­na. Fo­ram re­for­ma­dos o ter­mi­nal Cru­zei­ro, o Ban­dei­ras – com atra­so de mais de um ano –, as pla­ta­for­mas em em­bar­que do Ei­xo Anhan­gue­ra. “Ire­mos re­for­mar to­dos os ter­mi­nais”, diz o pre­si­den­te da CMTC, Jo­sé Car­los Xa­vi­er Gra­fi­te.

No mo­men­to do anún­cio da obra, am­bu­lan­tes e per­mis­sio­ná­rios se ma­ni­fes­ta­ram, pa­ra que, ao con­trá­rio ao que acon­te­ceu no Ter­mi­nal Cru­zei­ro, eles con­ti­nuem exer­cen­do su­as ati­vi­da­des den­tro da es­ta­ção. Se­gun­do o pre­si­den­te da As­so­cia­ção dos Am­bu­lan­tes de Apa­re­ci­da (As­ca­ap), Ju­a­rez Fran­cis­co Be­ne­vi­des, o te­mor de to­dos os 56 am­bu­lan­tes da es­ta­ção é de não te­rem mais lu­gar pa­ra tra­ba­lhar. “Por exem­plo, no Ter­mi­nal Cru­zei­ro o usu­á­rio fi­ca aguar­dan­do por mais de 40 mi­nu­tos o ôni­bus e não tem co­mo nem com­prar ba­li­nha.”
Gra­fi­te ex­pli­ca que no ter­mi­nal pro­vi­só­rio não ha­ve­rá es­pa­ço pa­ra os am­bu­lan­tes, e que na no­va es­ta­ção ha­ve­rá co­mér­cio re­gu­la­ri­za­do. O pre­si­den­te afir­ma que no Ter­mi­nal Ga­ra­ve­lo não exis­tem per­mis­sio­ná­rios au­to­ri­za­dos, e sim, am­bu­lan­tes.

O no­vo ter­mi­nal
Atu­al­men­te o Ter­mi­nal Ga­ra­ve­lo aten­de 20 li­nhas com 116 ôni­bus. Di­a­ria­men­te a es­ta­ção re­ce­be 80 mil pes­so­as. A cons­tru­ção do no­vo ter­mi­nal es­ta­va anun­ci­a­da pe­la CMTC e pe­la Pre­fei­tu­ra de Apa­re­ci­da des­de se­tem­bro de 2009. Pa­ra a cons­tru­ção do ter­mi­nal pro­vi­só­rio e da no­va es­ta­ção se­rão in­ves­ti­dos R$ 10 mi­lhões. O no­vo espaço te­rá 8 mil me­tros qua­dra­dos – dos qua­is 6 mil de área cons­tru­í­da, com du­as pla­ta­for­mas pa­ra em­bar­que e de­sem­bar­que, área de es­to­ca­gem com 38 va­gas pa­ra os ôni­bus e bi­ci­cle­tá­rio – com 130 va­gas. Tam­bém te­rá seis qui­os­ques pa­ra co­mér­cio e pos­to de ven­da de sit pass. Tam­bém te­rá re­fei­tó­rio e ves­ti­á­rio pa­ra os mo­to­ris­tas.

Fonte: Jornal o Hoje