Goiânia recebe IV Fórum de Liberdade de Imprensa

11:22 0 Comments A+ a-



Com 1,3 milhão de habitantes, a cidade de Goiânia (GO) é uma das mais importantes da região Centro Oeste, forte pelo agronegócio e também beneficiada pelos reflexos do crescimento do consumo pela classe C. Fatores que refletem nas empresas de comunicação e no mercado anunciante.

Na capital goiana estão sediadas grandes empresas de mídia como a Organização Jaime Câmara (OJC), dona da TV Anhanguera, afiliada da Rede Globo no estado, das Rádios CBN e Executiva FM, dos jornais O Popular e Daqui e do Portal Goiasnet.

Além disso, a Rede Record marca presença por meio do Canal 4, a BAND é representada pela TV Goiânia canal 11, e o SBT, pela TV Serra Dourada. Na área de veículos impressos, também têm relevância os jornais Tribuna do Planalto, Jornal da Semana e o Diário da Manhã.

A escolha da cidade como sede do 4° Fórum Liberdade de Imprensa & Democracia, que acontece hoje (03), segundo o diretor responsável da IMPRENSA Editorial, Sinval de Itacarambi Leão, está relacionada ao potencial de repercussão da mídia regional. "Tem importância pontual nessa escolha os fatos que envolveram os primeiros meses desse ano, o confronto entre parte da Polícia Militar de Goiás e os veículos da Organização Jaime Câmara [OJC]". O grupo de comunicação citado é um dos apoiadores do eventos, que também tem suporte institucional da Associação Goiana de Imprensa, do Sindicado dos Jornalistas Profissionais de Goiás e da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Goiás.

Palestrantes de Brasília, Goiânia e São Paulo
Para discutir o tema estarão presentes no 4° Fórum Liberdade de Imprensa & Democracia palestrantes de Brasília, Goiânia e São Paulo. O objetivo do evento é estimular um diálogo entre profissionais, entidades de representação, professores, estudantes de comunicação e sociedade civil.

Entre os nomes confirmados está o da senadora Ana Amélia Lemos (PP/RS), que na abertura falará sobre "o panorama da liberdade de imprensa no Brasil: a atuação dos repórteres que cobrem o Congresso Nacional".

No primeiro painel, "Diálogos sobre a liberdade: múltiplas vozes, um propósito", discutem o tema Cileide Alves, editora-chefe de O Popular, Maria José Braga, vice-presidente da Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj) e Ulisses Aesse, editor-chefe de reportagem do Diário da Manhã.

A tarde acontece o debate "É proibido anunciar: livre mercado, livre pensamento, jornalismo livre", que leva ao público a discussão sobre a liberdade de expressão comercial e o impacto do tema na liberdade de expressão. Assunto que será tratado por Antônio Augusto Danin Júnior, diretor de divulgação da Agecom, Iron Rocha Lima, diretor do Sindicato das Agências de Propaganda do Estado de Goiás e Flávio Buonaduce Borges, secretário-geral da OAB GO.

No encerramento, Eleonora Gosman, correspondente no Brasil do jornal argentino El Clarín, fala sobre os impasses relacionados à liberdade de expressão na Argentina. Tema que também foi debatido na edição de 2010, pelo correspondente do Estadão no país, Ariel Palácios.

Leão reitera que espera do Fórum "um grande debate, convidados e inscritos poderão debater qual o destino ainda nessa legislatura de todos os projetos que serão votados pelo Congresso Nacional, implicando em alterações da Constituição ou, então, visando a legislação ordinária", afirma.

Sobre o evento:
A 4° edição do Fórum Liberdade de Imprensa & Democracia conta com o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO) e a Organização Jaime Câmara (OJC), grupo de comunicação que atuante em diversas mídias no estado goiano.

4° Fórum Liberdade de Imprensa & Democracia
Acesse aqui a programação completa.
Realização: IMPRENSA Editorial
Data: 3 de maio de 2011
Local: Auditório Eli Alves Forte
Sede administrativa da OAB-GO
Rua 1.121, nº 200, Setor Marista, Goiânia-GO

Fonte: Portal Imprensa Uol