Goiás está sem patrulhamento aéreo

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Go­i­ás foi um dos pri­mei­ros Es­ta­dos do Pa­ís a re­ce­ber três he­li­cóp­te­ros ame­ri­ca­nos Ko­a­las, que são nor­mal­men­te uti­li­za­dos em gran­des ope­ra­ções de pa­tru­lha­men­to aé­reo. As ae­ro­na­ves ater­ris­sa­ram no Han­gar do Es­ta­do em dezembro pas­sa­do, mas de lá saí­ram ape­nas uma úni­ca vez pa­ra re­ce­be­rem fa­róis es­pe­cí­fi­cos e ou­tros equi­pa­men­tos, em São Pau­lo. Des­de en­tão, as aeronaves es­tão pa­ra­das e a se­gu­ran­ça pú­bli­ca não atua no pa­tru­lha­men­to aé­reo. A one­ro­sa aqui­si­ção – ca­da um cus­tou cer­ca de R$ 7 mi­lhões – não mu­dou a re­a­li­da­de do Es­ta­do, que até en­tão dispunha ape­nas de um helicóptero con­si­de­ra­do su­ca­te­a­do.

Com um dos ín­di­ces mais ele­va­dos de cri­mi­na­li­da­de do Bra­sil, prin­ci­pal­men­te na re­gi­ão do en­tor­no do Dis­tri­to Fe­de­ral, os he­li­cóp­te­ros po­de­ri­am au­xi­li­ar sig­ni­fi­ca­ti­va­men­te no com­ba­te. O pre­si­den­te do Sin­di­ca­to dos Po­li­ci­ais Ci­vis de Go­i­ás (Sin­pol), Sil­vei­ra Al­ves de Mou­ra, des­ta­ca a ne­ces­si­da­de do pa­tru­lha­men­to aé­reo. “Eles po­dem au­xi­li­ar no sal­va­men­to de pes­so­as, com­ba­te ao cri­me e trá­fi­co de dro­gas.” Além dis­so, o pa­tru­lha­men­to con­se­gue dar agi­li­da­de a atu­a­ção dos po­li­ci­ais, tan­to mi­li­ta­res quan­to ci­vis, e pa­ra o Cor­po de Bom­bei­ros.

Pa­ra que os he­li­cóp­te­ros le­van­tem voo fal­ta a ca­pa­ci­ta­ção dos pi­lo­tos, que de­vem cur­sar cin­co ho­ras de au­las te­ó­ri­cas, e o se­gu­ro de ca­da uma das ae­ro­na­ves. O pri­mei­ro pas­so, que se­ria a re­a­li­za­ção com­ple­ta dos cur­sos, ain­da não tem pre­vi­são pa­ra iní­cio. Sil­vei­ra dis­se ain­da que três pi­lo­tos que re­a­li­za­ram o cur­so ini­ci­al pe­di­ram a apo­sen­ta­do­ria. “Eles não são úte­is ao Es­ta­do. Os pi­lo­tos que fo­rem atu­ar nos he­li­cóp­te­ros de­vem es­tar dis­po­ní­veis por pe­lo me­nos 15 anos.”
Mi­nis­té­rio Pú­bli­co Fe­de­ral in­ves­ti­ga, por meio de a­ção ci­vil pú­bli­ca, a ven­da das má­qui­nas pa­ra sa­ber se o go­ver­no es­tá fa­zen­do vis­tas gros­sas ao des­cum­pri­men­to de obri­ga­ções do fa­bri­can­te. Pa­ra o pre­si­den­te do Sin­pol, a em­pre­sa de­ve­ria obri­ga­to­ri­a­men­te ofe­re­cer aos pi­lo­tos o cur­so gra­tui­to, mas o go­ver­no a­ca­bou pa­gan­do pe­lo cur­so ini­ci­al.

Ou­tros gas­tos
A as­ses­so­ria de im­pren­sa da Se­cre­ta­ria de Se­gu­ran­ça Pú­bli­ca de Go­i­ás (SSP-GO) es­cla­re­ceu que os Ko­a­las fo­ram ad­qui­ri­dos pe­lo go­ver­no pas­sa­do e não fo­ram ain­da, con­tra­tu­al­men­te, en­tre­gues pe­la fá­bri­ca ame­ri­ca­na Agus­taWest­land. Pa­ra que is­so ocor­ra ain­da fal­ta trei­na­men­to prá­ti­co dos pi­lo­tos, se­gu­ro das ae­ro­na­ves du­ran­te o trei­na­men­to; ma­nu­al tra­du­zi­do pa­ra o por­tu­guês de um dos três he­li­cóp­te­ros e equi­pa­men­tos de co­mu­ni­ca­ção.

As três aeronaves pertecem às polícias Civil, Militar e Bombeiros. Foi re­pas­sa­da a in­for­ma­ção de que R$ 9,5 mi­lhões, dos R$ 21,7 mi­lhões que as ae­ro­na­ves cus­tam, ain­da não fo­ram pa­gos. A­lém do res­to a pa­gar, es­tão a li­ci­ta­ção pa­ra ma­nu­ten­ção, que de­ve cus­tar R$ 1,5 mi­lhão por ano, o se­gu­ro, es­ti­ma­do em R$ 900 mil, e a com­pra do com­bus­tí­vel.

Em no­ta o se­cre­tá­rio Jo­ão Fur­ta­do dis­se que Go­i­ás pre­ci­sa mui­to dos he­li­cóp­te­ros pa­ra apo­i­ar o Cor­po de Bom­bei­ros, na ati­vi­da­de de so­cor­ris­ta, e a PM, nas ope­ra­ções de pa­tru­lha­men­to de fron­tei­ras, rou­bos a ban­cos e trá­fi­co. Ele as­se­gu­ra que su­pe­ra­dos os en­tra­ves, as ae­ro­na­ves co­me­ça­rão a ope­rar. (Lyniker Pas­sos )

Fonte: Jornal o Hoje