Marconi anuncia chegada da Suzuki
O governador Marconi Perillo (PSDB) assinou nesta quarta-feira, no Palácio das Esmeraldas, protocolo de intenção com a Suzuki Veículos do Brasil que prevê a instalação de fábrica em Itumbiara. A montadora, que deve entrar em operação no final de 2012, terá capacidade de produção de 7.000 veículos/ano, com investimentos da ordem de R$ 100 milhões e geração de 600 empregos diretos na fase inicial de implantação. O primeiro veículo a ser fabricado pela montadora em solo goiano é o esportivo Jimny, um compacto 4 x 4.
Ao dar as boas vindas à empresa japonesa, o governador Marconi classificou como “dia histórico” para Goiás, visto que a instalação da Suzuki, segundo o governador, mudará sensivelmente o cenário econômico do Estado, cuja economia passa do estágio de grande produtor de commodities, para se consolidar como um novo polo de geração de tecnologias de ponta. Marconi cumprimentou a direção da empresa japonesa, que teve a sensibilidade de escolher Goiás para investir no Brasil.
Num primeiro momento, explicou o governador, Goiás disputou a Suzuki com o Rio de Janeiro, Brasília e Minas Gerais, mas prevaleceram os critérios técnicos, a credibilidade do governo de Goiás, a localização geográfica privilegiada de Itumbiara e a logística oferecida pelo Estado.
O presidente da Suzuki no Brasil, Luiz Rosenfeld, observou que, mais importante do que os números iniciais da empresa em termos de geração de empregos e produção, é “plantar a semente”. Segundo ele, todas as montadoras do mundo estão olhando para o Brasil. A opção por Goiás, assegurou Rosenfeld, foi eminentemente técnica, mas pesaram muito as garantias dadas pelo governo do Estado, por meio de incentivos fiscais. “A fábrica representa um marco decisivo na consolidação da marca do Brasil e ratifica nossa confiança no potencial do País e nossos compromissos com o Estado de Goiás”, assinalou.
No mapa do mundo
O prefeito José Gomes da Rocha afirmou que a ida da Suzuki para Itumbiara foi o maior presente que recebeu na vida. “Itumbiara entra definitivamente no mapa do mundo”, afirmou José Gomes, ao reconhecer o esforço pessoal do governador Marconi Perillo para que a fábrica se instalasse em Goiás. “Deus abençoou a minha terra”, arrematou.
A Suzuki, quarta maior fábrica japonesa de automóveis, figura entre as dez maiores do mundo, presente no mercado há mais de 100 anos. A unidade de Itumbiara será a primeira do Brasil. A empresa, que já produziu mais de 40 milhões de unidades em 196 países, pretende expandir sua atuação no Brasil. A marca conta com 15 fábricas de carros no mundo e produziu no ano passado 2,8 milhões de veículos.
Fonte: Jornal O Hoje