Estudantes vão ter passe livre este ano

12:32 0 Comments A+ a-

Mirelle Irene

Ogovernador Marconi Perillo (PSDB) já autorizou a formação de um grupo de trabalho que vai formatar a implantação do passe livre estudantil na capital. Segundo o secretário de Articulação Institucional, Daniel Goulart (PSDB), o governador externou a preocupação em resgatar esse compromisso de campanha ainda este ano. “Ele determinou a nossa secretaria que já elaborasse, juntamente com a Casa Civil, um decreto criando o grupo de estudos, que já está pronto.” O grupo terá participação de cinco membros, incluindo representantes das Secretarias de Articulação, Desenvolvimento da Região Metropolitana, e Gestão e Planejamento, além de entidades estudantis.

Segundo Goulart, ainda não é possível definir a data exata da implantação da medida, mas ela deverá estar vigorando até o final do ano. “É um compromisso que foi firmado para ser cumprido não nos primeiros quatro meses, mas sim nos quatro anos do governo, mas acredito que, no mais tardar, até dezembro os estudantes estarão sendo contemplados”, afirmou o secretário.

O governo estuda como e de quanto seria o subsídio para bancar o programa, que em Goiânia contemplaria cerca de 120 mil estudantes do ensino fundamental ao ensino superior. Atualmente, os estudantes têm direito a uma carteirinha que garante meia passagem.

Nos bastidores o que se comenta é que, em paralelo à reestruturação da situação financeira do Estado, o governador Marconi tem pedido que os secretários de cada pasta iniciem a implantação prática de suas principais promessas de campanha. Assim, mesmo em meio à crise financeira do Estado, o governador não deixaria de implementar uma série de ações da administração voltadas, principalmente, para um dos eixos prioritários de seu governo, a promoção da cidadania.

ProJovem
Neste sentido, segundo o secretário Daniel Goulart, coube à Secretaria de Articulação Institucional também o trabalho de execução do Programa ProJovem Urbano, em parceria com a Secretaria Nacional da Juventude do governo federal. O objetivo é a formação básica e a qualificação profissional da juventude mais carente. “Para atender o jovem de 18 a 29 anos que não completou o ensino fundamental”, explicou. A secretaria também vai executar um outro braço do programa, o ProJovem Prisional, voltada para jovens encarcerados. “Vamos também realizar em breve a II Conferência Estadual da Juventude, em Caldas Novas”, garante Daniel Goulart.

Fonte: Jornal o Hoje