No giro pelo Centro-Oeste, Goiânia impressiona pelo boom imobiliário
Imagine comprar um apartamento e ele quase dobrar de preço em cinco anos. Não é São Paulo nem Rio de Janeiro. É uma cidade muito especial para a repórter Lília Telles, que desde segunda-feira (11) faz um giro no coração do país para desvendar o Centro-Oeste, a nova fronteira do Brasil.
“Esta é minha terra natal, a cidade onde nasci: Goiânia. Depois de rodar mais de oito mil quilômetros, cada passo que a gente deu deixou a gente mais impressionada com a região. Goiânia, por exemplo, é praticamente irreconhecível para mim, 14 anos depois que eu saí, por causa da expansão imobiliária. São prédios surgindo para todo lado e novos bairros. A cada lugar que a gente olha, há canteiros de obras”, conta a repórter.
O Parque Flamboyant é um bairro novo de Goiânia, um termômetro do crescimento econômico da cidade e também de todo o estado. São oito prédios em construção, o que faz gerar muitos empregos para a cidade. E uma particularidade: tem parques para todo o lado, que são preservados pelos empreendimentos que surgem. Houve uma valorização muito grande dos imóveis, de 35% nesse boom imobiliário entre 2006 e 2011.
“Isso aconteceu devido a alguns fatores, como os programas de incentivo do governo federal como o ‘Minha casa, minha vida’. O crescimento da região e o crescimento de Goiás, principalmente da indústria. Isso atrai gente para a cidade, atrai investimento e amplia as plataformas industriais. Tudo isso faz com que a cidade cresça e cresça a construção civil. Isso aconteceu em toda a Região Centro-Oeste. É a região que mais cresceu no país. Hoje ela saiu de meados da década de 1980 de 4% de participação no produto e agora está em cerca de 9%”, afirma a economista Leila Brito.
Goiânia cresceu tanto que o número de carros aumentou. A população já chega a dois milhões. A capital goiana já faz parte das cinco cidades com mais de um milhão de carros. Imagine o trânsito numa cidade que não foi planejada para ter tantos veículos assim.
“De Goiânia, a gente vai viajar pelo interior do estado para mostrar esse crescimento. O que a gente viu durante a viagem eu mostro na próxima semana, em reportagens especiais sobre todo o Centro-Oeste”
Link do Video Aqui.
Fonte: G1
Foto: Cezar_aes