Proposta de integração com o transporte coletivo
A ideia que está sendo implantada aqui é copiada do que houve em Bogotá, Colômbia, no projeto Transmilênio, que é uma faixa exclusiva para o transporte coletivo. Lá, as pessoas vão de bicicleta para os terminais e as deixam em bicicletários.
Mas, no caso de Goiânia, ainda não há muita comparação com a eficiência de lá. O Transmilênio incluiu intervenções urbanísticas para a criação da faixa exclusiva para o ônibus, além da construção de ciclovias. Aqui, mal se conseguiu implantar até agora os corredores preferenciais para o transporte coletivo e ciclovias são sonhos distantes.
"As pessoas ainda não se sentem motivadas a seguirem de bicicleta para os terminais e usarem o transporte coletivo. Afinal, o sistema aqui não oferece segurança nem de horários", diz um pesquisador.
Apesar o uso dos bicicletários ainda ser reduzido, o projeto da CMTC e da RMTC é que todos os novos terminais e mesmo os reformados passem a contar com a opção. "Precisamos incentivar essa integração. Isso é fundamental", resume o presidente da CMTC, José Carlos Xavier. Já o diretor da RMTC, Leomar Avelino Rodrigues, acrescenta que os novos bicicletários terão tamanhos menos ousados que o do Terminal Cruzeiro (300 bicicletas). A meta é reservar espaço para 80 bicicletas.
Fonte: O Popular
2 comentários
Write comentáriosSe deixar por conta do Iris que deixou uma herança de sucata e velharia para Goiás, não vamos chegar em lugar nenhum. Mesmo que o governo municipal seja, um formado em advocacia, e outro em medicina, não tem condições. O iris passou 20 anos para não fazer nada. Agora nosso brilhante governador Marconi Perillo vai modernizar Goiânia e Goiás. Metrô e tecnologia de graça,é homem visionário...
ReplySeeeeeeeeeeeeee, Construirem ciclovias decentes em Goiânia, tenho certeza que será bem sucedida a proposta. mas atualmente andar de bike em goiânia é pedir para ser atropelado...
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