Fé que gera emprego e renda
Todo esse fluxo de pessoas movimenta o turismo religioso em Goiás, responsável por mobilizar diversos setores econômicos. Hotéis, pousadas e outros estabelecimentos de hospedagem, em Trindade, têm todos os seus leitos reservados com antecedência. Restaurantes triplicam o atendimento no período da festa e empresas de transporte e aluguel de carros comemoram o crescimento na procura por veículos nesta época do ano.
Entretanto, muitos goianos não conhecem a história da criação de Trindade e de sua majestosa Basílica. Chamada de capital católica de Goiás, Trindade, localizada a 18 quilômetros de Goiânia, recebe, anualmente, fiéis, romeiros e turistas que visitam a cidade para rituais em devoção ao Divino Pai Eterno, que simboliza Deus Pai, um dos elementos da Santíssima Trindade cultuada pelo catolicismo. Esses rituais remontam a 1840, quando um casal de lavradores encontrou, às margens do Córrego Barro Preto - primeiro nome dado à cidade -, um medalhão com a Santíssima Trindade coroando a Virgem Maria no céu. Uma imagem dessa representação foi colocada em um altar e passou a ser ponto de peregrinação.
Hoje, o resultado dessa movimentação suscitada pela fé também inclui a criação de novos postos de trabalho temporário, geração de renda para famílias da região e oportunidade de negócios. É o caso do micro e pequeno empresário, que encontra na Festa do Divino Pai Eterno a chance de oferecer serviços e produtos e arrecadar recursos para investir no crescimento de sua empresa. Considerando a importância desse evento no cenário econômico goiano, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Goiás) tem apoiado iniciativas desses empresários.
Exemplo disso é o Projeto de Planejamento Estratégico do Turismo Religioso de Trindade, para transformar a cidade em destino de turismo religioso referência no País. Este projeto vem sendo desenvolvido por meio de pesquisas, ações de capacitação e consultoria em gestão e operacional para os micro e pequenos negócios. A busca por soluções se dá em cenários de curto, médio e longo prazos, de forma a possibilitar ao município negócios sustentáveis, melhoria da estrutura e receptividade aos milhões de romeiros.
Fonte: Jornal O Popular