Usina inicia atividade em agosto

11:07 0 Comments A+ a-


Com investimento de R$ 1 bilhão, a ETH Bioenergia lançará sua terceira unidade em solo goiano, na primeira semana do mês de agosto. A unidade Água Emendada fica a 30 quilômetros de Perolândia, sudoeste do Estado, a 413 quilômetros de Goiânia.
Já em fase adiantada de construção, a usina terá capacidade instalada para moer 3,8 milhões de toneladas de cana-de-açúcar por safra, até 2014. As atividades vão começar em dezembro deste ano.

O lançamento da pedra fundamental da usina estava marcada para ontem, às 9h, mas foi adiado por falta de condições de decolagem, em virtude do mau tempo pela manhã, no Aeroporto Santa Genoveva, na capital. O governador Marconi Perillo, o presidente da ETH, José Carlos Grubisich, e comitiva que os acompanhava não conseguiram embarcar.

A nova unidade vai produzir, anualmente, 360 milhões de litros de etanol e gerar 380 GWh de eletricidade de biomassa, por safra de cana-de-açúcar. Tanto o plantio quanto a colheita serão totalmente automatizados. Apesar de toda a tecnologia implantada, devem ser criados 1,5 mil empregos diretos e outros 1,5 mil indiretos com mão de obra principalmente local.

Segundo Fabiano Zillo, superintendente do Polo Araguaia – que reúne quatro unidades da ETH nos Estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul –, a Água Emendada vai começar com processamento de 1,1 milhão de toneladas de cana em 2012, passando para 2,5 milhões no ano seguinte, até alcançar a capacidade total estimada (3,8 milhões de to­- neladas), em 2014.

Matéria-prima
Mesmo rodeada por plantações de milho e sorgo e poucas áreas com cultivo de cana, Zillo afirma que não faltará matéria-prima para a usina. “Em um raio de 30 quilômetros, temos 260 mil hectares mapeados de área útil para o plantio de cana, dos quais demandamos de 47 mil hectares”, informou ele.
As outras duas unidades, já em operação no Estado, são a Rio Claro, no município de Caçu, inaugurada em 2009, e Morro Vermelho, inaugurada no ano passado.

Em comunicado, o presidente da ETH Bioenergia, José Carlos Grubisich, disse que as três unidades agroindustriais, em pleno funcionamento, vão produzir juntas 1,2 bilhão de litros de etanol e 1 mil GWh de energia de biomassa por safra.
A ETH Bioenergia é uma empresa do grupo Odebrecht e foi criada há quatro anos para atuar no mercado de produção e comercialização de biocombustíveis, especialmente biocombustível. (André Passos viajou a Perolândia a convite da ETH)

Fonte: Jornal o Hoje