Goiás é o que mais atrai imigrante
"Marly veio de Recife e sente-se bem em Aparecida de Goiânia(RMGYN). Só pede agora que melhorias cheguem ao bairro onde mora, o setor Rosa dos Ventos"
Goiás e Espírito Santo foram os dois estados brasileiros que mais acolheram novos moradores entre 2004 e 2009, sendo classificado de área de média absorção migratória. Foi o que revelou o relatório Deslocamentos Populacionais do Brasil, divulgado ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Centro-Oeste apresentou um saldo positivo de migrantes na troca com todas as regiões, o que pode significar que a região é um novo polo de atração da população das demais regiões brasileiras.
Apesar desse quadro, o estudo mostrou que reduziram os deslocamentos internos, havendo um equilíbrio entre evasão e absorção migratória em 15 das 27 unidades da federação. Os dados do IBGE mostram que o volume da migração entre regiões caiu de 2,8 milhões no quinquênio 1999-2004 para 2 milhões de pessoas entre 2004 e 2009.
O relatório analisou os movimentos migratórios dentro do Brasil a partir dos dados do Censo Demográfico 2000 e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) realizada em 2004 e 2009. O estudo foi enriquecido ainda pelos primeiros resultados do Censo Demográfico 2010, proporcionando uma visão mais atual e geral dos principais eixos de crescimento do país, as cidades com menos de 500 mil habitantes, embora as metrópoles continuem concentrando 30% da população brasileira.
Equilíbrio
Em 2009, Goiás recebeu 264. 087 pessoas e outras 135. 031 deixaram o estado em direção a outros pontos do país, o que revela um certo equilíbrio de deslocamentos, mas com saldo migratório positivo para o Estado. Os migrantes chegaram do Distrito Federal, além de vários estados, como Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Tocantins e Maranhão.
Chefe da unidade goiana do IBGE, Daniel Ribeiro de Oliveira explica que os interesses dos migrantes por Goiás são distintos. "Gaúchos e paranaenses vêm em busca da fronteira agrícola; paulistas estão de olho nas atividades comerciais e industriais, além de serviços; e nordestinos querem emprego e benefícios sociais, como saúde e educação". Esses últimos, segundo ele, costumam chegar e atrair os demais familiares que também enfrentam dificuldades na região Nordeste, onde políticas públicas são mais incipientes.
Mas o Nordeste apresenta uma faceta diferente neste relatório sobre deslocamentos internos do IBGE. A região não perde mais seus habitantes como antes. Estados como Bahia, Maranhão e Piauí foram classificados como de baixa evasão migratória. O único estado que apresentou números que o identificam como de média evasão migratória é Alagoas.
O crescimento de localidades na região metropolitana de Goiânia, como Senador Canedo, Aparecida de Goiânia, Goianira e Nerópolis explicam a movimentação migratória. "O custo de moradia é menor nesses municípios, que possuem transporte coletivo como se fossem bairros de Goiânia", afirma o chefe do IBGE em Goiás.
Na capital, nos últimos anos, os empregos têm atraído trabalhadores, principalmente no setor da construção civil. Dentro do que revelou o relatório sobre eixos de crescimento, municípios goianos como Catalão, Rio Verde, Mineiros, Cristalina, Chapadão do Céu, este último com excelente índice PIB per capita e menor taxa de analfabetismo de Goiás, têm atraído imigrantes.
Seguindo em direção ao norte do estado, Goianésia que possui indústria de atomatado e usinas de álcool, é o município que mais cresce na região. "Em cidades com melhor estrutura, uma pessoa vem e puxa os demais familiares", explica o chefe da unidade goiana do IBGE. Para Daniel Ribeiro, cidades como Porangatu e Uruaçu poderiam revelar uma maior absorção migratória se houvesse continuidade de obras públicas capazes de gerar empregos, como a ferrovia Norte-Sul, cuja construção se arrasta há anos.
Novo arranjo
Para os pesquisadores, Goiânia (GO), junto com Brasília (DF), reestruturaram o sistema urbano brasileiro criando um novo arranjo espacial no centro do País. "Goiânia é uma aglomeração urbana dinâmica e elemento importante na estruturação do espaço regional, tornando-se pólo de relações comerciais no Centro-Oeste", diz o relatório. A capital goiana integra o grupo de 15 cidades de grande porte que apresentaram no período analisado uma faixa de crescimento entre 1,5% e 3% ao ano.
De acordo com o IBGE, com status de metrópole nacional e principal centro de gestão pública do país, o Distrito Federal e seu entorno continuam atraindo imigrantes, embora com menor intensidade do que entre os anos 90. Para André Ribeiro, o dinamismo populacional da região, apesar do saldo migratório ainda positivo, pode ter caído pela ausência de políticas públicas. "Se houver programas para inserção de benefícios sociais para o entorno do DF, como pediu esta semana o governador Marconi Perillo à presidente Dilma Roussef, isso pode mudar".
O estudo do IBGE apontou também o aumento dos deslocamentos pendulares - de pessoas que estudam ou trabalham em outras cidades - e o esgotamento da expansão da fronteira agrícola no Centro-Oeste, que está provocando o retorno de migrantes para estados como Rio Grande do Sul e Paraná. Em 27% dos municípios brasileiros, segundo a análise dos pesquisadores, houve perda de população, representando espaços estagnados do ponto de vista do desenvolvimento. Nesse cenário, quatro cidades consideradas de porte médio foram destacadas no relatório: Foz de Iguaçu (PR), Ilhéus (BA), Lages (SC) e Uruguaiana (RS).
Fonte: O Popular
56 comentários
Write comentáriosDaqui a pouco vai ter 4 maranhense pra 1 goiano. Que merda! Só tem nordestino no meu estado! Tem que mandar esse povo feio de volta pro Nordeste! É cada um no seu estado!
ReplyMAURICIO, VOCE É FORTE APENAS NO NOME, MAS VC É FRACO INTELECTUAMENTE, DISPRESÍVEL! COM ESSE COMENTARIO RACISTA, FACISTA! O PAÍS É NOSSO E DEVE SER CONSTRUIDO POR TODOS NÓS, SEJA LÁ DE QUAL ESTADO FOR, ELES VEM PRÁ CÁ TRABALHAR, E FAZER COISAS Q VC NAO FARIA, PQ É UM IDIOTA Q TALVES NUNCA TENHA TRABALHADO! SEJAM TODOS BEM VINDOS AJUDAR A CONSTRUIR O NOSSO ESTADO!!!
ReplyPensando bem eles até que não são tão inúteis, né? Sem eles não teríamos empregadas e porteiro. Mas já chega! Se esse povo voltasse eu não reclamaria, mas eles querem ficar! Eles trazem família e enche esse estado de gente feia! Goiás, não se parece mais com Goiás, se parece um estado do Nordeste.
ReplyE se por acaso eu não trabalho é porque meus avós e os avós deles trabalharam por mim. Minha família ajudou esse estado a ser o que ele é hoje, e eu não vou deixar alguém que nem se identifica me tirar o direito de criticar essa migração desmedida desse povo q é um estorvo pro meu País!
Concordo Plenamente com voce Maurício, deve paralisar a migração de nordestinos no nosso estado, esse povo feio e profissionalmente desqualificados só trazem problemas para o estado, um exemplo disso é são paulo, depois da entrada desenfreada de nordestinos houve o aumento de criminalidade, favelas, e povo feio. Não podemos permitir que isso aconteça com o nosso querido estado, onde as pessoas ainda são bonitas e qualificadas...Ainda bem que não é só nordestino que ta vindo pra Goias, também ta vindo muita gente bonita e profissionalmente qualificada, vem muito gente do rio grande do sul, parana, santa catarina, são paulo, minas gerias e etc.
ReplyNordestino é um atraso para o país!!
Replyodeio nordestinos, os homens sao porcos e odeio quando eles acham q podem ter alguma coisa comigo. as mulheres entao parecem macacas .
ReplyAnônimo disse
ReplySou nordestina com muito orgulho, moro em Goiânia trabalho, estudo e não me sinto nem pior e nem melhor que vocês. sei que são poucos que pensam assim, porque tem muito goiano inteligente, Pena que vcs não fazem parte.
vc Maurício é mesmo um otário,burro,sem caráter e quando morrer vai feder mais que os nordestinos, seu Maurícinho de uma figa e essa que chamou as mulheres de macacas não deve ter espelho em sua casa.
mauricio prq vc ´tao racista
ReplyMAURICIO ESTOU DO SEU LADO,CARA TEM QUE FAZER QUE NEM O GUGU MANDAR EM VEZ DE MANDAR UM, PRO NORDESTE,MANDAR AVIAO E CARRETA,TUDO DUMA VEZ PRO NORDESTE,NOSSA CARA, TA IMPREGUINADO DE NORDESTINO,PASSA FOME,SE VOCE OLHAR NAS CADEIAS, NOS PRESIDIOS,OLHAR OS DOCUMENTOS DE CADA UM PRESO, VOCE VAI VER,NAO SAO DAQUI SO VEIO DESGRACA, A VIDA DA GENTE,DAR TRABALHO A POLICIA E TUDO MAIS,. SE FOSSE AO CONTRARIO, NOS GOIANOS FOSSEMOS MORAR NO NORDESTE,COM CERTEZA NOS ESTARIAMOS SOFRENDO PRECONCEITO,NA TERRA DELES,POR ISSO FALO,FALO MESMO XO NOSDESTINO COMEDOR DE FARINHA XO MESMO....
ReplyOLHA SO VAO ME CHAMAR DE PRECONCEITUOSO, FALO SO MESMO, E DAI? QUER FAZER FARINHA FACA NAS SUAS TERRAS,,,SE VOCE ANDAR EM APARECIDA, LA E QUASE 100% NORDESTINO,QUANDOS ESSAS PRAGAS VEM PRA GOIANIA,ALGUNS CONSEGUE EMPREGOS OUTROS NAO,OS QUE NAO CONSEGUIRAM, EMPREGO, VAO ASSALTAR,USAR DROGAS,ROUBAR DAS PESSOAS OU ATE MESMO MORAR NA RUA, COMO MENDIGOS,OUTROS SO VEM PRA CRIAR CONFUSAO, EM BAR E ROUBAR A MULHER DO PROXIMO,GOIANIA JA NAO ESTA SUPORTANDO TANTOS NORDESTINO,SEM EDUCACAO,QUE NEM ESSA ANONIMA ACIMA,QUE E NORDESTINA,SO VEM PRA ACHAR QUE VAI SE ENRIQUECER EM GOIANIA PRA MANDAR DINHERO PRA SUA FAMILIA NO NORTE,ESCREVA PRO GUGU VOLTE PRA SUA TERRA,PORRA....
ReplyA POUCO TEMPO SAIU UMA PESQUISA DA(ONU)2012, APONTANDO QUE GOIANIA É A CIDADE MAIS DESIGUAL DO BRASIL ECONOMICAMENTE ,OU SEJA.. DEVIDO A ALTA MIGRAÇÃO DE PESSOAS VINDAS DO NORTE E NORDESTE DO PAÍS, QUE TEM CAUSADO UM CERTO DESARRANJO POPULACIONAL DE PESSOAS DE BAIXO NÍVEL ECONOMICO,ANALFABETOS E SEM QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL,E MAIORIA TEM SOMENTE O NIVEL FUNDAMENTAL OU QUE NUNCA FREQUENTOU UMA ESCOLA E ENTÃO ENCONTRAM UMA FORMA DE VIDA MELHOR NA REGIÃO CENTRO OESTE POIS ESTÁ PRÓXIMO DA REGIÃO NORTE E NORDESTE, E PELA CIDADE OFEREÇER MUITAS OPORTUNIDADES DE EMPREGO COM MÃO DE OBRA ,COMO NA CONTRUÇÃO CIVIL ,INDÚSTRIAS E NA AGRICULTURA ,E ISTO CAUSA UMA DESIGUALDADE ECONOMICA SIM!!!, E GOIANIA NÃO POSSUI ESTRUTURA PRA RECEBER TANTAS PESSOAS DE FORMA DESENFREADA , POIS AQUI FALTA HOSPITAIS PUBLICOS ,ESCOLAS E CRECHES PUBLICAS,NÃO SE ACHA MAIS UTIS PARA OS DOENTES GRAVES DEVIDO A ALTA DEMANADA, E MUITOS NÃO PARA DE CHEGAR DE FORA SE TRATAR AQUI, SÓ ACUMULANDO DOENTES DE FORA.. SENDO QUE NEM CONSEGUEM RESOLVER OS DAQUI DE GOIANIA AFF..E MUITOS VEM PARA A CIDADE DE APARECIDA DE GOIANIA DEVIDO A MORADIA BARATA,(BAIXO VALOR DOS IMÓVEIS) POIS O VALOR DO IMÓVEL EM GOIANIA É MAIS CARO, ELAS VÃO PARA GOIANIRA E SENADOR CANEDO E GOIANÉSIA TAMBÉM DEVIDO AS INDUSTRIAS, USINA E AGRICULTURA,FORA QUE ELES VEM ATRÁS DE BENEFICIOS E MORADIAS PELO GOVERNO ,QUE PODERIAM ESTAR BENEFICIANDO OS MORADORES DAQUI MESMO, TEMOS QUE COMPETIR COM OS DE FORA ,ETC.. ENTÃO TÁ EXPLICADO A MAIOR DESIGUALDADE ECONOMICA DE GOIANIA OK..!
ReplyVai a puta que pariu tds esses nordestinos de merda! Gyn tá desse jeito por causa de vcs. E vc aí que trabalha e estuda aqui, pq nao faz isso no nordeste, hein? Ah esqueci lá nao tem escola, ne.
ReplyLamentável tantos comentários preconceituosos e xenofóbicos, especialmente em um país tão multicultural e multifacetado como o nosso.
ReplySou goiano e odeio nordestino aqui que droga que eles estão bando de macacos.
ReplyQue bando de cambada de nordestino aqui volta para os seus lugares e deixa Goiás em paz.
ReplyBem, sou mineiro de Belo Horizonte, moro em Goiânia há 6 meses, fui muito bem recebido em Goiânia, gosto muito da cidade, mas tenho que admitir que Goiânia, assim como Belo Horizonte, Curitiba e outras capitais, não estão conseguindo suportar a quantidade desenfreada de novos moradores, o governo deveria desenvolver as regiões mais pobres.
ReplyLUIZ: EM ACREUNA-GOIAS,PROXIMO A RIO-VERDE,LA SO SE VEE BAHIANO NAS RUAS,POR ESTAR TRABALHANDO NA AGRICULTURA, NOS FINAIS DE SEMANA,LA EM ACREUNA A METADE DESSES BAHIANO VAO PARA OS BARES, BEBEM CRIAM, CONFUSOES,POR CAUSA DE MULHERES OU OUTRA COISA, DAO TRABALHO PRA POLICIA LOCAL, E FALO NAO TODOS,MAS TEM NORDESTINOS QUE^ESTAO SE ACHANDO,NUM LUGAR ONDE ELES NEM NASCERAM,...
ReplyACHANDO
Cadê o governo? Tem que colocar esses FDS num pau-de-arara e mandar pro nordeste. Faça um favor à Goiânia, mande esses nordestinos macacos-fedidos-cara-achatada de volta pra onde eles nunca deveriam ter saído, pro inferno!
Replyacho que se o nordeste fosse desligado do brasil o pais melhoraria uns 100% sou de rio verde goias ningem suporta mais essa praga de de povo e todos os os estado reclamando.
ReplyO grande culpado disso tudo é o governo que por mim não move uma palha pra dar mais qualidade de vida pra esse povo em seus estados. O resultado disso é que vemos muitos goianos revoltados e penso eu que com diversas razões. Quando vemos um bandido falando pela tv só pelo sotaque da maioria da pra saber de onde são. Eu trabalho numa loja e lado tem um bar de um nordestino e só colam nordestinos por lá e é muito irritante ter que trabalhar sendo obrigada a escutar forró o dia inteiro, povo só falam gritando pela rua com o sotaque irritante e sem falar da baderna que vira nos fins de semana, com monte de bêbados sem educação.
ReplyQue pena e que decepção, como goiana, ler estas mensagens preconceituosas de pessoas que moram em um estado que se fez a custo das migraçoes. Basta olhar p nossas tradições culturais e para a cara dos goianos p ver as marcas do maranhense, do baiano, do mineiro, do paulista. Goiás é estado feito com 'gente de fora', que cresceu com um 'povo emprestado', aliás, como dizem os hinos de Goiânia e de Goiás. Sou goiana, morei muitos anos em Minas Gerais, e em 1998 voltei para a terrinha (que adoro). Sem esta gente, queridos, não haveria o Goiás que conhecemos já que o povoamento do território goiano foi todo ele sustentado por correntes migratórias... do nordeste (eta, povo bom!Um deles, aliás, fundou o Jornal O Popular em 1937 ou 1938), de Minas, de São Paulo, Paraná e RS (aliás, ninguem falou mal dos paulistas, gauchos e paranaenses que hoje são donos de quase todas as terras goianas). Interessante e triste é que os goianos sofrem os mesmos preconceitos qdo migram para regiões supostamente mais desenvovidas como São Paulo ou Rio de Janeiro: caipiras, bobos, pouco cultos, iletrados, jecas, preguiços. Preguiça, aliás,é qualidade historicamente agregada ao povo goiano. Basta conversar com um paulista para confirmar.
ReplyAlém de tudo, o Brasil é dos brasileiros que tem o direito de ir e vir para onde quizerem e precisarem...E Goiás não é nenhum paraíso...os problemas estã todos ai...que governa o estado, afinal, são goianos.
Eu tinha essa visão preconceituosa a respeito dos nordestinos, tinha principios racistas, uma vez fui trabalhar em uma distribuidora e por incrivél que pareça eu era um dos unicos Goianos q ali trabalhavam, isso e normal em todo o polo empresarial de Goias, situado em Aparecida de goiania, pois bem, trabalhei lá e acabei me apaixonando por uma pernambucana, depois disso todas as minhas ideologias facistas cairam por agua abaixo!! Hoje eu respeito esse povo trabalhador, só na minha rua moram cinco maranhences, tenho um amigo do piaui, um do maranhão e um do ceara! E são gente de carater!! eu como goiano legitimo de ancestrais do sul, admito goianos são um povo traira!.
ReplySó acho que os Nordestinos que veem pra cá poderiam nos respeitar mais. São muitos intrometidos, se acham no direito de sair expondo a vulgaridade deles a todos os cantos. Não sou preconceituosa, mas nunca deixarei minha filha namorar um deles... quero alguém correto e não um marginal.
ReplyBem ontem fui ameaçado de morte no Eixo Anhangüera por um cara de sotaque nordestino, admito que fiquei com muita raiva, porém sou a FAVOR dos nordestinos virem para Goiânia pois o Nordeste é pior que alguns países africanos, a coisa lá é tensa... Goiânia mesmo estando nessa situação terrível é mil vezes melhor que o falido Nordeste.
Replyesa raça rui que sovem pra car pra rouba e vira moradoras de ruas eles tem que fica la na cidade dele e nao vim para o tras cidade o governo tilha que fase alguma coisa se nao da qui uns dias tei 10 nordestino para 1 goiano e se povo sem educaçao e barracairo tilha qua coloca tudo num pal de arara e manda de vota
Replyforaaaa daqui povo FEIOOO da cabeça chata banda de nardestino se eu foce governodor eu pegava e se povo e colocava tudo num pal de arara e mandeva devota principalmente e se bando de maranhense que invadiu goiania e povo FEIOOOOO
Replybando de macacos fedido da cara achatada foraaaa de goiania povo feioooooooooooo
ReplyESSES NORDESTINOS MEDICRES ADORAM ENALTECER SEUS COSTUMES E O LUGAR DE ONDE VEM... E PORQUE SAI DE SUAS TERRAS????????????? RAÇA MALDITA QUE SE EU TIVESSE PODER PARA ACABAR COM ELES EU ACABARIA, NÃO POUPARIA VELHOS E CRIAÇAS!!!!
ReplySOU DE SÃO PAULO E AQUI JÁ 50 % PELO O QUE DIZ O IBGE, PESSOAS COMO NÓS DEVEMOS DESPRESAR ESSA ESCÓRIA A TODO CUSTO. NORDESTINO É TUDO ABERRAÇÃO.
SE ESSE PAÍS NÃO TIVESSE NORDESTINOS SERIAMOS DE PRIMEIRO MUNDO A CENTENAS DE ANOS. E ISSO TODO INTELECTUAL SABE, PORÉM, O CHAMADO 'POLITICAMENTE CORRETO' NÃO NOS PERMITE DIZER TAL ASSUNTO EM PÚBLICO!!!!!!!!!!
ReplyE A MÍDIA AJUDA MUITO ELES PELO FATO DE QUE O MAIOR CONSUMIDOR DE TV APERTA (GLOBO, SBT, RECORD, REDETV, BAND E GAZETA) SER EM SUA MAIRIA TOTALITÁRIA POR ESSA GENTALIA OU ESCÓRIA COMO PREFERIREM. COCLUSSÃO: ESTAMOS NO BRASIL E ISSO SÓ VAI PRIORAR. ALGUÉM OUSA QUERER APOSTAR ISSO?
*DESCULPEM, MAS VOU RATIFICAR UM ERRO QUE COMETI, SORRY: (CONCLUSÃO E NÃO COCLUSSÃO)... VAMOS DEIXAR PARA OS CABEÇAS GORDAS OS ERROS COM O PORTUGUÊS, NÃO É.
ReplySÓ DE PENSAR NESSES LIXOS EU ACABEI ESCREVENDO ERRADO.
foraaaaaaaaaaaaaaaaa da qui povo feio
Replyeu acho que os nordestino deveria fica la nas cidade deles e nao vir para otras cidade o governo deveria faze alguma coisa poque nao adianta nada tira um problema de uma cidade e coloca em otra sem fala que eles e sem educaçao so fala gritado umas mulheras safada e feias DA CABEÇA CHATA TIA QUE PEGA E SE POVO FEIO COLOQUE TUDO NUM PAU DE ARARA E MANDA TODOS DE VOTA DE O DE ELES VEIO E DEIXA GOIANIA EM PAZ FORAAA
ReplyNossa!!! mas os goianos se acham, que calhordisse desse povo....saibam voces que na espanha o que falam das goianas é o mesmo que estão dizendo ai dos nordestinos, o mnaior indice de mulheres que vão para espanha são de goianias, especificamente de minaçu, mas tudo bem né? vcs são tudo bonitas demais né, inteligentes demais....essa terra que voces pisam pertencia à São Paulo, somente graças aos esforços dos bandeirantes, os heróis bandidos, e seus "acertos" é que o estado de Goiás passou existir, e a sua formação territorial se deu por esforços de um povo migrante, que veio todo de fora em busca de ouro e se fixou aqui, seus avós eram todos migrantes. Apropriar-se de algo da maneira como estão fazendo é no mínimo preconceituosa e com base no desconhecimento total da história do estado de voces, aliás, me desculpem se eu estiver falando muito dificil está bem, prometo goianos, lindos, que da próxima vez farei um desenho, só não o fiz porque minha indiganção está aguçando muito o meu lado da intolerãncia, prometo que da próxima vez farei um desenhinho bem feitinho pra vcs entenderem o que eu estou tentanto explicar..
Replyvc disse seto PERTENCIA mais nao pertence mais ainda bem E SE GOIAS TIVESSE A METADE DOS ANOS DE SAO PAULO SERIA US DOS 3 ESTADOS MAIS RICO DO PAI MAIS AINDA CHEGAMOS LA AFINAL GOIAS FOI O ESTADO QUE MAIS CRESCEU EM 2012 NE?? ser vc viesse aqui vc entenderia do que estamos falando mas como vc noca veio a qui NE ?? nao entender a praga que estar A qui AFINAL NAO ERA A ESPANHA QUE ESTAVA QUEBRADA QUE NAO TAVA TENO EMPREGO NEM PRA ELES EU AXO QUE ERA NE?? PANACA
Replyse vcs nao querem sofre preconceito e so nao vir para otros estados vc anda no cetro de goiania vc so ver nordestino principalmente maranhense povoo feio da cabeça chata do sotaque feio so fala gritado povo feiooooooo
ReplySou Goiano e acima de tudo brasileiro, todos nós temos os nossos costumes, mas isto não nos torna melhores nem piores , apenas diferentes, afinal estamos no Brasil o país q recebeu apenas os portugueses q de alguma maneira não se ajustavam as regras de convivência na terrinha portuguesa, então digamos q já nascemos com este estigma de inferioridade e de superioridade, pois é só analisar os fatos históricos e perceber o quanto somos dotados de um preconceito elitista europeu....rídiculo afinal fomos povoados por portugueses rs...os mais tombados da europa....PAREM E PENSEM ! SOMOS BRASILEIROS!
ReplyEu quero que esses bandos de VIRA LATAS (nordestinos) vazem de uma vez por todas de Goiás esse povo é uma desgraça para o estado o governo tem que mandar eles p/ fora e deixar só os sulistas e sudestinos só assim Goiás cresce mesmo.
ReplyPOR ISSO CAMPANHA FORA NORDESTINOS E PRINCIPALMENTE OS BAIANOS NOJENTOS.
ReplyFORAAAAAA NORDESTINOS de goiania povo feio
ReplySou de São Luis do Maranhão e faço questão de dividir um pouco de conhecimento com os "inteligentes e modelos de beleza" de Goiânia.
ReplyO nome São Luis é em homenagem a São Luis rei de França, inclusive a minha simples capital é a única do Brasil que foi descoberta e habitada por franceses e colonizada por espanhóis e portugueses.
São luis é a única cidade com mais influencia e descendência europeia do Brasil,para os goianos que ainda não nos visitaram gostaria de lembra-los que Bahia e São Luis são cidades históricas e que se o nordeste não existisse o Brasil mesmo assim não seria de primeiro mundo, afinal a sujeira que existe no governo brasileiro não veio do só do nordeste mas de São Paulo, Rio de Janeiro e outras puras e elegantes cidades do sul, por favor me corrijam se eu estiver errada mas Fernando Collor de Mello,Fernandinho Beira-Mar,bicheiro Carlinhos Cachoeira e Marconi Perillo são do nordeste???
meu pai é maranhense neto de franceses e minha mãe é de Belém do Pará neta de portugueses e bisneta de holandeses, meu sobrenome é europeu, na minha família a mistura de paulistas, nordestinos, e europeus, com orgulho posso dizer que tenho negros como parentes e nós que temos cabeça chata, e cara de macacos possuímos mais sangue diguinidade do que vocês, que se acham melhores porque são do sul, sudeste e centro-oeste sendo que mesmo assim são brasileiros e participam da mesma mistura cultural, social e racial que aqui existe. O que parece ser de macaco, é o conhecimento forma de pensar de vocês. Hó goianos.
Goiás já não é mais o mesmo,piorou e muito a qualidade de vida, saindo de Goiânia outro dia e chegando em Rio verde minha terra natal, serei sincero. senti vontade de chorar. não é a cidade em que cresci,não vi goianos nas ruas. Não sou preconceituoso nem xenófobo, sou apenas um Goiano que ama seu estado. migração em massa sempre foi um problema Brasileiro, e muito por culpa do governo que não investe nos rincões e empurra o problema para outros estados, o povo nordestino ao invés de cobrar prefere migrar,e quando migra leva com eles as mesmas atitudes que o fizeram ser um povo subdesenvolvido, dizem que vem em busca de uma vida melhor,mas na verdade chegam em Goiânia em busca da vida noturna que é muito rica bares,boates etc. e como o governo goiano oferece moradia eles vão ficando e trazendo mais pessoas sem nenhum tipo de qualificação o que aumenta a violência, a desigualdade e acaba com a qualidade de vida. Não tenho nada contra esse povo,mas acho que ao invés de fugir deveriam ficar em seus respectivos estados e lutarem por uma vida digna. Em Goiânia pode se perceber,para cada Goiano há 10 maranhenses e 10 paraenses,sem contar os tocantinenses. Nós Goianos natos nada podemos fazer, a não ser lamentar.
ReplyVou expor aqui minha opinião sem ofender ninguém.tratarei apenas de fatos,e não de falácias, basta procurarem os dados nos jornais. 1º O povo Goiano também tem sua parcela de culpa nesse processo migratório em massa por ser um povo muito receptivo e caloroso, Goiano é muito ingênuo e não tem aquela malícia do Gaúcho,paranaense e paulista. 2º Os nordestinos e nortistas ao invés de lutar por uma região melhor preferem ir pra onde já tem tudo pronto. 3º Nordestino reclama de preconceito mas é o povo mais ignorante e preconceituoso que existe,basta ver o que dizem do povo do sul. 4º Sinto muito amigos Goianos,mas em 20 anos não existirá mais nossa cultura,na minha sala da Faculdade de 50 pessoas 5 são goianas natas, as outra 45 são do pará,maranhão,amazonas e tocantins,bairrismo, não é preconceito,é amar sua cultura e seu povo, e não me venham com papinho furado de que migração é um negócio positivo,Goiânia foi eleita a capital mais DESIGUAL do MUNDO. por conta de que? olhe os índices de violência de Goiás,olhem as favelas se formando em Goiânia e Aparecida.vão as periferias e verão bairros inteiros apenas de migrantes,vivendo as vezes até pior do que em seus estados de origem. muita gente fala sem conhecer a situação do nosso estado, mas eu conheço e vou lhes dizer caso não saibam,em Santo Antônio da barra tem um bairro de migrantes do maranhão, onde a polícia não entra.isso mesmo que você leu. foram para lá cortar cana,se desentenderam com o dono da fazenda,não voltaram pra sua terra e lá criaram um estado paralelo. contra fatos não há argumentos,MIGRAÇÃO EM MASSA NÃO FUNCIONA,e o governo que tem competência e obrigação de cuidar dessas regiões nada faz. sinto muito conterrâneos que AMAM NOSSA TERRA,agora é sentar e chorar.
ReplyNordestino não é gente faça um favor a Goiás mate um nordestino afogado.
ReplyVaza macaca nordestina de GYN e de todo Goiás bando de macacos feios.
ReplyNordestino não é gente faça um favor a Goiás mate um nordestino afogado (2)
ReplyVAZAM DE GOIÁS , MARANHENSES FEDORENTOS , BAIANOS MACACOS , PIAUENSES FEIOSOS E CEARENSES CABEÇAS CHATAS SAIAM DAQUI DE UMA VEZ POR TODAS E ODEIO NORDESTINOS
ReplySou GOIANO , mas fiquei com vergonha depois desses comentários preconceituosos e xenofóbicos q são bem piores q a Mayara Petruso , Sophia Fernandes , Amanda Régis juntas.
ReplyQue vergonha vcs fizeram ao estado de Goiás.
Nojo é o que sinto quando leio uma reportagem que diz que 1 em cada 4 moradores de Goiânia não são goianos. E a proporção no resto do estado deve ser pior, principalmente no entorno de Brasilia, onde há mais nordestinos do que gente honesta. Daqui algum tempo nossos vereadores, deputados e até senadores e governadores não serão goianos, não terão a história de Goiás em suas biografias... Triste, mas se não agimos agora, será tarde demais.
ReplyFORA BAIANOS !
ReplyQUERO Q OS NORDESTINOS DEIXEM GOIÂNIA , POIS EU ACABO COM ESSA RAÇA DE RATAZANOS.
ReplyQuanto preconceito, caros conterrâneos. Só quero lembrar que essa terra tão disputada e defendida com tanta baixaria pertencem somente aos nossos queridos indígenas, e que também, somos de certa forma, posseiros do que não nos pertencem.
ReplySou de Barreiras/BA, e aqui a cidade é mais goiana do que baiana. Os costumes, o sotaque, a cultura, a culinária...tudo é praticamente igual aos do Goiás. Mas infelizmente essa mídia nordestina está influenciando o povo barreirense. Antigamente as pessoas de Barreiras/BA curtiam mais as músicas sertanejas, mas essa mídia de Salvador está influenciando o povo a escutar pagode, forró, axé...e eu odeio isso. O povo barreirense, a um tempo atrás, sempre falava com o sotaque goianês, mas essa maldita mídia nordestina está tirando o sotaque goiano de nós. Muita gente de Barreiras/BA está utilizando termos do dialeto de Salvador, como: Brocou, Barril, Oxente, etc. Meu pai sempre falava com sotaque goiano, mas aos poucos ele está perdendo o sotaque goianês. Eu sou o único da minha família que fala com um sotaque que mistura o Mineirês com Goianês. É por isso que vou, futuramente, morar em Goiânia pois essa éa cidade onde eu mais me identifico.
ReplyP.S: Barreiras/BA, e toda região Oeste da Bahia, sofre grande influência do estado do Goiás.
por que os nordestinos insistem em estragar o resto do brasil cara fico muito chateado com esse povo.
ReplyKADA UM NO SEU CALHO....OU ESTADO
ReplyTua filha vai casar e com um vagabundo maconheiro, afinal com certeza e uma puta
ReplyGritos de ódio não vão afastar a migração descontrolada de Goias o certo seria um boicote a pessoas do nordeste algo do tipo quando for contratar perguntar de qual estado a pessoa e e na hora de alugar casas ou contratar domestica boicotar eles também Goias e dos Goianos aqui não elegemos petistas e não somos obrigados a ceder nosso estado a pessoas ignorantes
Reply