Grande Goiânia lidera consumo

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Consumidores da região são os que mais pretendem comprar carros, motos, celular e imóveis

Entre os principais mercados consumidores do Brasil, a população da Grande Goiânia é a que mais pretende adquirir, nos próximos 12 meses, carro ou moto zero-quilômetro e celular, bem como construir, reformar ou comprar a casa própria. A constatação é da 3ª edição dos Estudos Ipsos Marplan, realizada com exclusividade para a Organização Jaime Câmara ( OJC ).

Para divulgar a pesquisa, a OJC reuniu ontem à noite um grupo de cerca de 300 convidados especiais, composto por publicitários, anunciantes e empresários. O encontro, seguido de coquetel e show da banda comandada por César Canedo, aconteceu no pátio de entrada da empresa, que foi todo remodelado e recebeu decoração especial.

A pesquisa, realizada em 1.200 domicílios de Goiânia, Trindade, Aparecida de Goiânia e Nerópolis, no último trimestre, apontou os hábitos, costumes e atitudes dos consumidores e sua relação com os meios de comunicação. Além da Grande Goiânia, uma pesquisa nos mesmos moldes é feita também, anualmente, em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Salvador, Fortaleza, Curitiba e Porto Alegre.

Na apresentação do estudo, o diretor da Unidade Goiás da OJC , Ronaldo Ferrante, destacou o grau de comprometimento da OJC em atuar como parceira de seus anunciantes e agências de publicidade. A cada ano, lembrou, a empresa faz questão de acompanhar as tendências de mídia, consumo e tecnologia. Por isso, contratou a realização dos estudos e divulga as pesquisas de grande referência no mercado publicitário. "Esta é uma forma de viabilizarmos dados de grande importância para as tomadas de decisão de mídia", justificou.

Novidades
Este ano, a pesquisa Ipsos Marplan teve como objetivo também entender o comportamento multitarefa dos goianienses e no consumo dos meios de comunicação. Por exemplo, que atividades eles estão desenvolvendo ou que outros meios de comunicação eles estão consumindo no mesmo momento em que ouvem rádio, assistem TV, leem jornal ou usam internet.

A outra novidade apresentada na pesquisa é a segmentação da população, os chamados clusers. Ela foi dividida em grupos de comportamento, permitindo conhecer e diferenciar os habitantes pelas suas atitudes, interesses, atividades, valores, comportamento, opinião e personalidade e não simplesmente por sexo, idade e classe social.

O diretor de contas do Instituto Ipsos e responsável pelo estudo, Diego Oliveira, observa que a população da Grande Goiânia está no mesmo nível de consumo das capitais que têm o maior poder de consumo no Brasil, como Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e outras.

Interesses
Em Goiânia, 64% da população economicamente ativa está na faixa de 13 a 39 anos, o que mostra uma tendência sustentável de crescimento de consumo nos próximos anos. A última edição da pesquisa Ipsos Marplan/OJC, de 2010, e a divulgada ontem mostraram que Goiânia era o maior mercado de compra pela internet. E mais: são os consumidores da Grande Goiânia que dão mais importância aos itens relacionados a conforto, como automóvel, tanquinho de lavar roupa, purificador de água, TV de tela plana, computador e aparelhos de som e DVD com MP3.

Um fato em particular, apurado na pesquisa, chamou a atenção dos técnicos da Ipsos Marplan: 32% da população da Grande Goiânia pretende construir, comprar ou reformar a casa própria. "A metade dessa população já está procurando o seu lar", afirma Diego Oliveira.

No mercado automobilístico, 28% da população, acima de 18 anos de idade, pretende comprar carro ou moto zero- quilômetro, nos próximos 12 meses. Na comparação com os outros nove grandes mercados consumidores do Brasil, pesquisados pela empresa, Goiânia é a que tem o maior índice de pessoas com a intenção de adquirir um carro novo.

Embora 79% da população goianiense já tenha um aparelho de telefone celular, sendo 89% pré-pagos, 80% do total tem a disposição de trocar o aparelho. Esse índice é bem superior ao apurado nas outras capitais, que em média é de 20%.

Goiânia, conforme mostra a pesquisa, é o mercado onde as pessoas mais têm o hábito de andar de bicicleta, cozinhar em casa, frequentar lojas de conveniências, localizadas em postos de combustíveis, e viajar nos finais de semana. É a segunda colocada no número de pessoas que mais vão a estádio de futebol, que mais gostam de fazer churrasco em casa, praticar ginástica em academia, ler livros para fins profissionais e de pescar.

Fonte: O Popular