Frota do Eixo Anhanguera começa a ser substituída em agosto
São 30 ônibus biarticulados, com capacidade para 270 passageiros cada um, e 60 articulados, com capacidade para 170 cada que, juntos, custaram quase R$ 90 milhões, recursos da Metrobus. Cada ônibus articulado custou em torno de R$ 840 mil e, o biarticulado, R$1,2 milhão cada. O valor será financiado pela Metrobus para ser pago em cinco anos, com seis meses de carência. A previsão é de que, até o final de novembro, todos os 90 estejam circulando.
A nova frota vai atender a demanda de usuários do eixão que, hoje, supera os 240 mil usuários, por dia, segundo dados da Metrobus, o que corresponde a quase 25% do número de passageiros de todo o sistema de transporte. Hoje a frota atual é composta por 84 ônibus, cada um com capacidade menor de passageiros.
A Metrobus também está fazendo melhorias na pista do Eixo Anhanguera, em parceria com a prefeitura, e a reforma dos terminais. A previsão é de que estas obras sejam concluídas até dezembro deste ano. A empresa vai ainda investir em serviço de qualidade dentro dos terminais. São ações que incluem reforço na vigilância, apoio no embarque e desembarque de passageiros, serviços de limpeza permanente e atendimento de urgência na área da saúde, para casos de acidentes.
Carlos Maranhão adiantou que, na quarta-feira da próxima semana, vai lançar um concurso de pintura dos ônibus do Eixo Anhanguera. A Metrobus vai expor modelos e deixar que os usuários escolham qual o melhor.
Fonte: Goiás Agora
Foto: Mateus Novaki (Ônibus de Curitiba - PR)
Os novos ônibus serão Volvo B340M Mega BRT o mesma da foto, não exatamente nessa cor.