Goiás, potência em roteiro turístico

10:28 0 Comments A+ a-

Sebrae Goiás contribui com competitividade e sustentabilidade de micro e pequenos negócios em municípios goianos que se localizam próximos ao Vale do Araguaia
Luís Henrique Rodrigues, gerente da Unidade de Comércio e
Serviço do Sebrae Goiás: “Bons circuitos turísticos e
formatação de produtos turísticos”

Márcia Abreu

No Brasil, o mês de julho é um dos mais aguardados do ano. A ansiedade entre crianças e adolescentes é unânime, afinal trata-se de 30 dias longe das lentes atentas dos pais (no que diz respeito à dedicação com os estudos) e do monitoramento constante de professores. Depois, férias significam descanso, lazer, viagens, o que atrai não apenas jovens, mas adultos e pais.

Se hospedar em cidades às margens do Rio Araguaia é um dos programas preferidos dos brasileiros, especialmente dos que moram nos Estados de Goiás, Mato Grosso, Pará e Tocantins, onde o rio passa. Difícil achar que não se encante com a beleza do Araguaia. Com os municípios lotados de turistas, o comércio é bastante movimentado no mês de julho.

Em Goiás, o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae-GO) criou o projeto “Turismo no Vale do Araguaia”, que auxilia empresários e comerciantes a receberem turistas e, por consequência, alavancarem as vendas. O projeto, iniciado com sucesso no ano passado, vai até julho de 2013.

Este ano, “Turismo no Vale do Araguaia” conta com a parceria do Estado, por meio da Goiás Turismo e das Secretarias de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semahr) e Saúde e das Prefeituras de Aragarças, Aruanã, Britânia, Piranhas, Nova Crixás (Distrito de Bandeirantes), São Miguel do Araguaia (Distrito de Luís Alves) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

De acordo com o gerente da Unidade de Comércio e Serviço do Sebrae Goiás, Luís Henrique Rodrigues, ao investir na capacitação e na qualificação dos empreendedores do trade turístico do Vale do Araguaia, o Sebrae tem como objetivo melhorar a renda dos empresários e o atendimento para o turista que vai em busca de lazer no período de alta temporada do Rio Araguaia.

Com o aprimoramento dos trabalhos, o empreendedor vende mais e melhor seu serviço e produto, além de transmitir uma boa imagem ao visitante que se hospedou nas comunidades ribeirinhas. Nas seis cidades onde esteve presente, o Sebrae orientou donos de hotéis, de pousadas, bares, lanchonetes, panificadoras, restaurantes, artesãos, comerciantes, barraqueiros, condutores e barqueiros.

A atuação foi feita em parceria com os governos estadual e federal e com o Fórum da Região Turística do Vale do Araguaia. Um das preocupações do Sebrae Goiás é com a preservação do meio ambiente, do Cerrado.
“Pretendemos traçar bons circuitos turísticos e formatar excelentes produtos turísticos e de pesca do Vale do Araguaia, para que, com a consciência e a prática da preservação ambiental, aumentemos a competitividade dos pequenos empreendimentos turísticos que compõem o setor de turismo nessas regiões”, declara o gerente da Unidade de Comércio e Serviço do Sebrae Goiás, Luís Henrique Rodrigues.

Em Aragarças e nos distritos de Bandeirantes e de Luís Alves, o Sebrae Goiás executou atividades de arranjo legal da cadeia produtiva do turismo, implantou leis municipais — Lei de Turismo; Lei do Volcher Único/ou do Passaporte Turístico; leis para pesca municipal e formatação de produtos da região do Vale do Araguaia, que é revisão dos laudos de estudos de caso — fortalecendo associações e cooperativas e formalizando empreendimentos e prestadores de serviços.

As ações do Sebrae no Vale do Araguaia também contribuirão para aumentar a competitividade e a sustentabilidade dos Micro e Pequenos Negócios da Cadeia Produtiva do Turismo na Região do Vale do Araguaia, contemplando inovação, geração de emprego e renda, fortalecimento da atividade e das governanças turísticas municipais e regionais. Espera-se com isso comercializar produtos e promover roteiros turísticos nos mercados regional e nacional e consolidar o Vale do Araguaia como destino de praia e pesca.

2010

Na temporada de praia do ano passado, o Sebrae Goiás elaborou estudos de caso nos municípios de Aragarças, Aruanã, Britânia, Nova Crixás, Piranhas e São Miguel do Araguaia. Foram ministrados cursos e oficinas com capacitação do trade turístico (barqueiros, condutores e prestadores de serviços turísticos; barraqueiros; meios de hospedagens e alimentação) no Distrito de Luís Alves e feitas consultorias gerenciais in loco para os segmentos de artesanato, meios de hospedagens e gastronomia. Além desses setores, foram beneficiados também os artesãos e comerciantes varejistas.

Pecuária é atração da temporada de praia em São Miguel

Em São Miguel do Araguaia, 483 quilômetros de Goiânia, o Distrito de Luís Alves foi preparado pelo Sebrae Goiás para receber turistas na temporada de praia deste ano. O prefeito da cidade, Ademir Cardoso dos Santos, afirma que o Sebrae participou de todas as ações e que as atrações do município estão imperdíveis. De acordo com ele, o Sebrae mandou uma equipe a São Miguel do Araguaia, que orientou os setores públicos e privados no atendimento ao público. “O Sebrae também no apoiou nos preparativos da pecuária, que faz parte da nossa temporada de praia.”
A cidade preparou um carnaval fora de época, chamado de Carnaraguaia, onde se apresentarão bandas conhecidas nos dias 21, 22 e 23 deste mês. Desfiles de bois e de ciclistas também serão atração na cidade. A programação foi aberta no domingo, 10, com show da banda Trio Parada Dura.

Piranhas

Localizada na região noroeste do Estado (a 310 quilômetros da capital), Piranhas está entre as seis cidades que fazem parte do projeto Turismo Vale do Araguaia, do Sebrae Goiás. De acordo com o secretário municipal do Meio Ambiente, Turismo, Comércio e Indústria (Sematuci), Odilon de Sousa Pereira Neto, as ações do Sebrae vão de encontro aos anseios da população e já há algum tempo vem dando certo.

“O Sebrae desenvolve com grande estrutura um trabalho ímpar em nossa cidade, alavancando as vendas e impulsionando o comércio”, avalia o secretário. Para ele, o Sebrae Goiás tem resgatado por meio de suas ações o que o Estado tem de melhor, que são os atrativos e produtos turísticos, como o Rio Araguaia que, segundo ele, é um belo cartão postal.

O turista que for a Piranhas pode apreciar não só as paisagens do Rio Araguaia, mas as cachoeiras que enfeitam ainda mais a cidade. O acesso pela GO-060, BR-158 e GO-188 leva a cachoeiras, córregos, rios, fauna e flora. As praias têm areias cristalinas. Durante todo o mês a Prefeitura de Piranha promove shows com bandas sertanejas e baianas.

Em Britânia, comunidade fez cursos de capacitação

Em Britânia, o Sebrae Goiás ofereceu cursos de capacitação aos pequenos e micro-empresários nos meses que antecederam julho. O objetivo foi prepará-los para receber os turistas que devem visitar as praias da cidade. Para a prefeita de Britânia, Cleuza Luiz de Assunção, o papel que o Sebrae executa na cidade é fundamental para o sucesso dos empresários e comerciantes durante a temporada de praia. “Eles nos ajudam muito”, afirma.

A temporada de praia em Britânia, aberta no dia 9 com show de Bruno e Ramalho, vai até 30 de julho. Segundo a prefeita, mais de 7 mil pessoas estiveram presentes na abertura. Além das praias e dos shows, a atração turística da cidade oferece o Rali do Fusca, a realizar-se entre os dias 15 e 17 (evento tornou-se tradição); a 4ª Festa do Produtor Rural; Festa da Cavalgada, com mais de 500 cavalos e o Concurso da Garota Araguaia. Em todas as programações shows são apresentados.

Aragarças

As consultorias do Sebrae Goiás em Aragarças iniciaram em abril deste ano, segundo informações da secretária municipal de Indústria, Comercio, Agricultura e Turismo da cidade, Dulce Gomes dos Reis. Ela conta que em maio já havia atividades envolvendo toda a cidade, como cursos de atendimento ao turista, técnicos em trabalho para garçons, camareiras, recepcionistas, donos de restaurantes, de hotéis e chefs de cozinha. “O Sebrae nos ajudou na organização geral, auxiliando empresas e comércio que lidam direto com o turista.”

De acordo com a secretária, cerca de 100 profissionais participaram das oficinas. O Sebrae Goiás disponibilizou certificados que deverão ser entregues ainda esta semana e também montou um estande no centro da cidade, chamado de Centro de Atendimento ao Turista (CAT), onde se consegue consultoria em geral, alimentação, serviços, etc.

Neste domingo, 17, Aragarças apresentará uma gincana ambiental, idealizada pelo Sebrae Goiás. Dicas de ações que preservam o meio ambiente serão repassadas aos turistas. A secretária Dulce afirma que o projeto Turismo Vale Araguaia do Sebrae é de extrema importância para o sucesso da temporada de praia em Aragarças. “Esse projeto possibilita as pessoas a conhecerem mais a nossa cidade e nos dá suporte para atender melhor os turistas” diz. Dulce complementa que o projeto é muito valioso para o município.

Aruanã

Aruanã é uma das cidades mais procuradas de Goiás para quem quer curtir as belezas do Rio Araguaia. O município é um dos que fazem parte do projeto do Sebrae Goiás Turismo Vale do Araguaia. De acordo com o vice-prefeito da cidade e secretário municipal de Turismo, Paulo Valério da Silva, o Sebrae é parceiro antigo da cidade, tendo participado de vários projetos locais.

Este ano, para a temporada de praia na cidade, o Sebrae ofereceu cursos de qualificação de profissionais, desde o garçom e o cozinheiro ao dono do estabelecimento. “Houve cursos de culinária, de mecânica, de atendimento ao cliente, oferecidos durante todo o ano, antes e depois do período de praias”, conta o vice-prefeito. Aruanã participa, segundo ele, de um salão de turismo organizado em São Paulo pelo Sebrae Goiás.

Dentre os programas que serão oferecidos pela Prefeitura de Aruanã em parceria com o Sebrae na temporada de praia deste ano está o Torneio de Pesca Esportiva. Além dos auxílios específicos para o mês de julho, o Sebrae tem feito parcerias com a cidade de Aruanã durante todo o ano, auxiliando artesãos com oficinas especiais e na área da estética levando cabelereiros e maquiadores a eventos de beleza em Goiânia e São Paulo.

Fonte: Jornal Opção