Viaduto do Caiçara É Inaugurado após quase 20 anos de Luta Popular

10:31 0 Comments A+ a-


Prefeito Paulo Garcia participa de inauguração de obra que levará segurança e fluidez ao trânsito da Região Leste da cidade

O novo Viaduto do Caiçara, inaugurado nesta segunda-feira, com a participação de autoridades públicas, entre elas o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, é mais um bom exemplo do que a união e a mobilização de uma população podem fazer. Após quase 20 anos de muitas reivindicações e negociações políticas, a obra, localizada no quilômetro 492,7 da BR-153, foi entregue visando a levar segurança para a travessia de pedestres e mais fluidez ao trânsito dos mais de 10 mil veículos que passam por aquele trecho da BR diariamente.

A segurança e a fluidez do trânsito a serem proporcionadas pelo novo viaduto também foram destacadas pelo prefeito Paulo Garcia. "É uma obra muito importante porque, além de dar mais fluidez ao trânsito, traz também muita segurança às comunidades que se deslocavam para o centro da cidade e que vinham após o trabalho para suas regiões”.

O prefeito lembrou ainda que o novo viaduto passa a ser uma via de acesso importante não só para a população da Região Leste, mas também da parte norte da cidade. "Nós sabemos que esse viaduto é uma obra que serve tanto Região Leste de Goiânia, o Caiçara, o Santo Hilário, enfim toda essa região, quanto a Região Norte, porque é uma porta de entrada para o Setor Jaó, o Santa Genoveva, o aeroporto da cidade. Portanto, é uma obra de extrema importância e que aguardávamos com ansiedade", frisou.

A obra do novo viaduto, de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), foi iniciada há 14 meses e teve custo de R$ 10,8 milhões, montante financiado por recursos federais. Apesar do pedido da Associação de Moradores do Conjunto Caiçara para adiantar a inauguração, o superintendente do Dinit explicou que a obra acabou atrasando dois meses além do estabelecido em contrato. “Tentamos adiantar a obra em seis meses, mas 'fatores-surpresa' inviabilizaram esse adiantamento”, esclareceu Alfredo Soubhie Neto.

Dentre os imprevistos que ocorreram, segundo o superintendente, estiveram: a demora na liberação do espaço físico por parte da Infraero, a existência de um lençol d'água mais superficial do que o previsto e que teve de ser drenado, e por fim, o período chuvoso que foi mais extenso do que o esperado. O superintendente também destacou outras obras em andamento na própria BR-153 como a construção de mais três viadutos, próximos as cidades de Hidrolândia, Professor Jamil e Pontalina, que devem ser entregues no ano que vem.

No trecho que passa dentro do perímetro urbano de Goiânia ele lembrou ainda a instalação de 13 passarelas, que já estariam licitadas, e a recente implantação das lombadas eletrônicas.

Mobilização
A atual presidente da Associação de Moradores do Conjunto Caiçara, Celma Grace, qualificou como histórico aquele momento de inauguração do viaduto e destacou o poder de mobilização da população daquela região. “Essa conquista é fruto da união e da força de nossa população que começou há quase 20 anos”, afirmou. Ela fez questão de lembrar o histórico de manifestações populares, que por várias vezes fecharam a BR-153.

“Eramos nós que atravessávamos todos os dias a BR e todos dias víamos a morte de muitas pessoas. Hoje são muitas, infelizmente, as famílias que perderam um ente querido ou mesmo a pessoa que era o arrimo de família, já que entre as vítimas houveram muitos trabalhadores pais de família”, relembrou. Apesar das lembranças tristes, a líder comunitário fez questão de agradecer o empenho de todas as autoridades políticas presentes, entre elas os deputados federais Rubens Otoni e Flávia Morais, que fazem parte da bancada federal de infraestrutura.

Fonte: Prefeitura de Goiânia