Usuários fecham Terminal Isidória
Insatisfeitos com a desorganização dos horários de circulação dos ônibus e falta de fiscalização, usuários fecharam o Terminal Isidória, no setor Pedro Ludovico, na região sul de Goiânia, durante a manhã de ontem. Por quase três horas, nenhum veículo entrou ou saiu do local.
Os manifestantes pediram o aumento da frota de ônibus e o cumprimento dos horários. Eles reivindicaram atenção especial às linhas 014, que liga o Parque Atheneu a Campinas, 015 – Terminal Praça A – Flamboyant/via Terminal Isidória, e 020 – Terminal Garavelo-Terminal da Bíblia/via Terminal Isidória.
A confusão começou às 6h45, quando os ônibus das linhas 014 e 020 não teriam passado no horário correto. Cerca de 80 usuários decidiram fechar o terminal. Até por volta das 9h30, o trânsito ficou lento e os ônibus, mesmo das demais linhas, não entraram no terminal.
Para evitar mais tumulto, quatro viaturas da Polícia Militar foram deslocadas ao terminal. A teleoperadora Luana Sorato, de 28 anos, diz que é recorrente o atraso. “Mas hoje entre as 6h30 e 8 horas não passou nenhum.” A agente de negócios Sudileide Pereira Souza, 28, criticava também da falta de educação dos funcionários do sistema. Ela conta que, diariamente, chega ao terminal às 6h20 com o objetivo de ir ao trabalho, na Vila Redenção, mas dificilmente consegue. “Os ônibus nunca cumprem os horários.”
O chefe de gabinete da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), Domingos Sávio, e a diretora-técnica do órgão, Áurea Maria Pitaluga, foram ao local para conversar com os manifestantes. Quatro representantes da população, entre eles Sudileide e Luana, apresentaram as reivindicações.
Sávio explicou que faltou um motorista da linha e, por isso, o ônibus não saiu no horário programado. “A falha é lamentável. Vamos exigir das empresas que sigam o planejamento de horário das linhas.” Ele garantiu que os horários serão seguidos e complementou que se a operação for acompanhada não há necessidade de mais ônibus nas linhas. A CMTC anunciou que provisoriamente veículos reservas foram disponibilizados no Terminal Isidória. A equipe de planejamento estuda mudanças na operação do local.
Fonte: Jornal o Hoje